O COMUNISMO É PECADO?

Navegando pelo Facebook me deparei com um texto onde seu autor tecia ácidas críticas ao comunismo, texto este que originou muitos comentários, a maioria concordando com a opinião do autor. Claro que também gerou comentários contrários e em um deles uma jovem questionava: “E, por acaso, é algum crime ser comunista?”.

A definição básica e muito resumida de comunismo diz que “consiste em uma doutrina política e econômica cuja ideologia defende o estado natural, ou seja, defende uma sociedade igualitária que extingue a propriedade privada para que todos tenham os mesmos direitos”. Esses conceitos já existem desde a época da pré-história e visavam suprir as necessidades de todo o grupo sem a preocupação com o acúmulo de bens.

São seis as principais características do comunismo:

1. O regime comunista é contra a propriedade privada;

2. O comunismo não apóia a existência de diferentes classes sociais;

3. A doutrina comunista visa o fim do capitalismo;

4. O comunismo está subordinado ao socialismo;

5. Os bens produzidos seriam distribuídos consoante a necessidade de cada um;

6. O comunismo é a favor da não existência de um governo.

Analisando superficialmente tais características chega-se à conclusão de que o comunismo é um sistema ideal para todos.

O problema maior é que os ditos líderes e maiores defensores do sistema nunca se igualaram ao grupo que vamos chamar aqui de “povão”. Pergunte a um comunista de carteirinha se ele dividiria seus bens — algumas vezes arduamente conquistados ou oriundos de heranças — com pessoas que ele nem conhece. Se disser que não, ele está sendo verdadeiro. Vejo muitos por aí defendendo o comunismo e o socialismo, mas que continuam acumulando bens materiais, não se misturando com classes sociais inferiores às suas e, no caso da propriedade privada, não permitindo o acesso do povão aos bens produzidos. Além disso, existem muitas pessoas que querem possuir bens, mas não trabalham, não estudam e nem se esforçam para se qualificar em alguma atividade, não contribuindo em nada para o desenvolvimento da comunidade e da própria sociedade. Imagine você dividir seus bens conseguidos através de muito trabalho, com pessoas assim.

O tema é muito extenso e, claro, vou ficando por aqui, caso contrário seria capaz de escrever um livro, talvez iguais a tantos que já existem por aí.

Quanto à pergunta da jovem deixo que cada um que ler isto aqui decida por si próprio.

******