VIVER E MORRER

Todos temos que nascer, viver e criar a nossa própria história.

Perceba que a nossa vida nada mais é que uma universidade completa. Tudo em nosso viver põe a nossa disposição uma infinidade de conhecimentos que irão alicerçar o nosso ser, nosso saber.

Em nosso viver, temos diversos professores, gente mais experiente, que já viveu mais e que podem enriquecer o nosso saber, sem contar o livros, o google com seu banco de dados gigantesco e outras fontes de estudo.

Certamente, um dos conhecimentos mais importantes a nos enriquecer como pessoas é algo transcendental que veio em nós no momento da nossa concepção, a alma.

A alma provém do criador que nos idealizou muito antes de nos colocar no ventre de nossas mães, ele nos fez com um propósito que é revelado durante a nossa vida, com talentos e capacidades que sabemos que não foram adquiridos por nossa vivência, mas vieram conosco. Talvez seja um dos conhecimentos mais importantes que independem de todos os outros. Devemos observar-nos para entendê-los.

O ápice de nossa vida humana é a morte, quando quem nos conheceu, faz suas homenagens e lembra o que nós fizemos para elas. Portanto, viver bem e servir ao nosso próximo é o que vai nos definir no nosso melhor momento, a morte.

Pensando nisso, me parece que devamos nos aprimorar e aproveitar tudo que existe de enriquecimento intelectual sem esquecer de compartilhar tudo nos nossos relacionamentos familiares e interpessoais.

Percebi indo a velórios de pessoas que conheci, que ali naquele momento de tristeza, existem informações enriquecedoras sobre aqueles seres únicos e suas realizações na vida de tantos.

Certamente não morremos definitivamente. Livramos a nossa alma daquele invólucro de carne que a prendia para viver finalmente livres das limitações que a carne nos impõe. Para quem fica, que fiquem as saudades de alguém que viveu plenamente e amou mais do que deixou de bens.

A cada funeral que vou, fica um aprendizado de como viver melhor.