SOMOS TODOS IGUAIS?!

O ser humano é uma criatura movida a "ego”. Caminha autonomamente na multidão buscando o conforto necessário para a sua sobrevivência. Voluntarioso, cruza apressado as ruas e as praças atento a tudo e a todos, visando sempre alguma vantagem. Todos são efêmeros… exceto ele.

— Sabe com quem está cruzando? — diz.

Passam por ele: pretos, pardos, brancos e amarelos. Ele tem a convicção de que jamais encontrará novamente aquela gordinha cabeluda do shopping, aquele grandão beiçudo com nariz adunco da fila do Banco, ou a garota sexy daquele barzinho que desejou para si. Ele perscruta aquele ou aquela que se senta no banco oposto ao seu, no metrô. Quem é ele? Quem é ela? O que buscam? Quem somos nós?! Decide, então, analisar os seus semelhantes.

Começando pelos nordestinos: possuem a pele cor de canela e suas cabeças são redondas e meio achatadas no topo. Seus olhos são negros, vigorosos e seus lábios espessos. Os orientais, por sua vez, possuem contornos faciais mais delicados, pele branca-amarelada e cabelos pretos e lisos. E tem o biotipo branco: de cabelos lisos, castanhos, negros ou loiros. Em boa parte das vezes, seus rostos são alongados ou piramidais, quadrados ou losangulares, cortados por lábios finos ou médios.

E os negros: pele escura, marrons ou mulatos.

Normalmente possuem rostos longos ou ovalados, narizes largos e generosas narinas. Seus lábios são grossos e proeminentes. Enquadra-se nesse perfil, Pelé, o rei do futebol, um típico afro-descendente.

Todo o planeta torna-se pequeno ante o imenso mosaico de tipos.

Nas ruas, do mesmo modo que surgem diante de nós, cada um desses desconhecidos desaparecem sem deixar vestígio. É comum olharmos para um ou para outro e pressentir já tê-los visto em algum lugar.

Há os ricos, os pobres e os remediados. Há os bons e os maus, os carrancudos e os expressivos, bem como os honestos e os corruptos. As leis e as regras são bastante claras e devem ser respeitadas. O amor e o respeito são conquistas que geram felicidade no seio das famílias. Todos desejam conquistar um lugar ao sol, e não raro, a qualquer custo. E baseado nisso, a lei acaba imprimindo sua logomarca em certos indivíduos que a negligenciam, ao ponto de serem enjaulados como bichos. É a jurisdição criada democraticamente por intermédio da constituição.

Uns obtém êxito e sucesso em suas carreiras, outros não. A inteligência, a cultura e a determinação são diferenciais entre os cidadãos. A ciência facilita a vida de todos e a torna mais prazerosa. A política vigente, apesar da rejeição ante os abusos, é necessária.

O respeito cabe em todos os lugares. Como padrão, o planeta é um excelente anfitrião. Há até aqueles que afirmam já terem visto seres extraterrestres, do tipo cabeçudo, circulando por diversas regiões do planeta.

E mais, como ignorar a polêmica da fé, das crenças e religiões? Elas nos aprumam, norteiam e facilitam o relacionamento social.

Relacionamento social é algo muito sério e todas as conquistas advindas dele devem ser destacadas. Ninguém é melhor do que ninguém. Esta é uma regra que jamais deve ser ignorada.