A LIBERDADE NÃO EXISTE!

Uma falsa sensação de liberdade toma conta do meu ser, onde penso que tudo posso, basta querer.

Nós não somos livres para trabalhar sem que saibam o quanto ganhamos, pois temos um documento com nosso salário especificado, assinado por quem nem me conhece, e escolhido por quem não se importa.

Nós não podemos nos deslocar para longe, pois cercas imaginárias (as vezes reais) nos dividem. De repente, todos nós que nascemos da mesma forma, somos proibidos de pisar noutro pedaço de terra. Pessoas matam por uma posse que não existe, mandadas por alguém que nunca viu, e acompanhadas por parceiros que não sabem o nome.

Você já tentou viajar sem um documento?

Nós só viajamos quando nos permitem!

Não escolhemos o que comer, mas sim comemos o que está disponível. Sem tempo para cozinhar, ou colher nosso alimento, nos resta a grande variedade de agrotóxicos e ultraprocessados. Dezenas de marcas nos dizem que somos livres para escolher as opções que nos deram, mas quase todas elas vem do mesmo lugar.

Monopólio, agronegócio, monocultura, e fórmulas químicas.

Sua comida estava estragada? Uma caixa de leite como desculpas e não se fala mais nisso!

Que vantagem eu levei!

Mas o dia está quase acabando, e é hora de relaxar. Passei o dia todo no computador do trabalho, escrevendo e-mails sobre coisas muito li, mas pouco vi. Com isso, minha mente já não processa o texto tão bem, e como livros tem muitas palavras, escolho a minha TV. Entretenimento fácil, não preciso pensar, raciocinar, ou acordar.

Estou cansado. Eu trabalho tanto, acordo cedo, como de pé, as vezes não faço horário de almoço para dar tempo de tudo, mas parece que no fim do dia eu não tenho nada, nenhuma satisfação ou dinheiro. Uma vida cedida a uma empresa, de um dono idoso, que é tão simpático por falar bom dia para todos, que gente boa!

Mas infelizmente o dinheiro não me fornece o que julgo ser o básico para viver: casa, comida quentinha, e a mente tranquila.

Com a comida a gente da um jeito, janto miojo por três meses pra juntar uma grana, eu não ligo! O colesterol a gente controla com remédio, tudo tem jeito!

E não é que funciona? No fim de semana me sobrou 100 reais pra fazer o que eu quiser. Infinitas possibilidades!

Coloquei gasolina, estacionei no shopping, comi um sanduíche com um cupom de desconto, e assisti ao Coringa. Meus 100 reais acabaram, mas o coringa ganha o Oscar, certeza!

Graças a deus tenho um emprego, um banho quente, e um edredom 120 fios. Não podemos reclamar!

Me recolho em meu casulo de incertezas, onde sou uma lagarta pronta para ser o que sempre sonhei, mas o meu edredom da zêlo insiste em ser o casulo mais duro que já vi. Se alguém me ajudar, vou me transformar em um ser fraco, mas se não conheço ninguém que me tire dali, serei pra sempre lagarta, rastejando por oportunidades, pequenos momentos de felicidades, e sonhando com o dia que voarei com as outras borboletas.