A MINHA VOZ, POR PAULO FREIRE - BVIW

Em 1921, Pernambuco, nascia Paulo Freire, educador brasileiro, considerado um dos maiores pensadores da pedagogia mundial. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, tornou-se um modelo inspirador para gerações de professores, mundo afora.
Ele prega que a educação não seja neutra. Ela pode ser um instrumento que permita a interação com a ideologia e manutenção do sistema vigente. Numa outra perspectiva, pode ela tambem ser libertaria, na medida em que a sociedade, criticamente, atue com os dados da realidade, na tentativa de promover mudanças estruturais.
Eu, Freire, coloco que há, claramente, uma tentativa de se calar a voz humana. A escola sem partido é o derradeiro estímulo para que não haja produção do pensamento, principalmente entre a classe mais desfavorecida. Aos pobres, a total ignorancia e, como resultado, sua capitulação àqueles que os mantêm reféns, por não lhes oferecerem alternativas. Oprimidos se tornam amordaçados por opressores, num processo que nos levará a um retrocesso socio político, sem precedentes.
Quiçá a reputação mundial que, modestamente, adquiri, possa exercer alguma forma de pressão, para que possamos deter o obscurantismo que se abate sobre o Brasil, especialmente na área da educação.
Hoje, agradeço. A escola de samba Águias de Ouro, em São Paulo, venceu o carnaval, e me elegeu, honrosamente, como seu tema. É nossa esperança de que o Brasil esteja mudando.
Shila Kalmi
Enviado por Shila Kalmi em 26/02/2020
Reeditado em 31/03/2020
Código do texto: T6874743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.