Mortes

A morte. Ao mesmo tempo que é fascinante, também é temida para nós.

Muitos dizem que ela representa o fim de tudo, entretanto para outros pode ser o começo de uma nova jornada.

De uma nova história.

Existem, contudo, diversos tipos de mortes que não se restringem apenas a morte física.

Temos a chamada morte moral quando alguém segrega a pessoa de seu meio ou debocha dela por suas diferenças sejam físicas ou intelectuais ou, ainda pior, a desmoraliza por alguma coisa que ela não cometeu e fazendo todo tipo de crueldade que se possa imaginar.

Deve ter sido provavelmente daí que saiu a expressão: “isso é pior que morrer”.

Outra forma de morte seria o esquecimento, também chamada de morte cultural.

Lembro-me de uma aula que assisti na faculdade de História onde a professora Lorena Gill nos explicou a respeito de uma segunda morte que ocorre quando uma foto antiga é destruída ou quando uma publicação é queimada.

É como se a memória daquela pessoa deixasse de existir.

Sem dúvida, a morte cultural é a pior de todas.

Cujos sintomas além de queimar livros e fotos são a censura de obras e a poda da criatividade de escritores e jornalistas, bem como todos aqueles que escrevem sobre o cotidiano ou qualquer outro tema.

Para todos que leem, que escrevem o que sentem e que pensam o mundo de uma forma crítica, a censura é uma condenação á morte cultural.

E como consequência, o país que vivemos se torna um lugar sem alma, sem cultura e nem tampouco sentimentos.

Por isso que digo a todos e também a mim mesmo essas considerações finais.

Mesmo com todos os problemas que enfrentamos, tenhamos uma boa vida para quando a hora da nossa morte chegar, poder dizer como o almirante inglês Horatio Nelson disse quando derrotou Napoleão em Trafalgar:

“Graças a Deus, cumpri meu dever.”

MarioGayer
Enviado por MarioGayer em 27/02/2020
Código do texto: T6875562
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.