Coronavírus: entre histórias reais e Fake News* (02/03/2020)

O ano de 2020 mal começou e já temos um polêmico assunto para a sua retrospectiva em dezembro: o novo Coronavírus! Responsável por atacar o sistema respiratório humano, o bichinho tem causado frisson ao redor do mundo:

"O Papa Francisco, por causa de um resfriado, não participará do retiro espiritual de seis dias com a cúria em Ariccia, ao sul de Roma". Pronto! “O papa está com o novo vírus”, especularam.

Vivendo na Itália, Olga de Souza, a cantora “Corona”, que ficou famosa no mundo pelo hit “The rhythm of the night”, foi pega de surpresa ao ver que seu nome artístico havia virado Meme nas mãos de internautas irresponsáveis.

Bizarros também são os comentários de que produtos comprados da China, pela internet, podem vim para o Brasil infectados, quando dificilmente um vírus resiste por muito tempo, sem um hospedeiro para chamar de seu. E essa "criatividade" vai além: compartilharam uma imagem com centenas de pessoas mortas, como sendo o Estado atual da China. No entanto, a cena foi feita em 2014, na Alemanha, de forma artística, e sem a menor conexão com a atualidade.

E de tanto puxincoi, o Coronavírus "chegou" a nossa província pelas mesmas vias irresponsáveis de divulgar sem checar.

Circulou, em grupos de WhatsApp, que uma mulher, proveniente da Argentina, dera entrada no complexo hospitalar de Patos com sintomas da Covid-19. E, mesmo antes de a direção do hospital negar por meio de nota, esa mesma rede social desmentia.

WhatsApp mata, WhatsApp cura.

Entre histórias reais, babados e Fake News vamos vivendo neste "país tropical abençoado por Deus", ainda sem coronavírus, mas, onde a velha conhecida Dengue, que compõe o famoso trio das arboviroses, ao lado da Zika e da Chikungunya – alcançou, só em janeiro, mais de trinta mil registros.

O suficiente para alguém gritar: - “Bota a máscara de lado e vai limpar o seu quintal, miséra”. - “É nóis”!!

(...)

"Até à noite deste domingo (1/3), a China registrava 202 novos casos de Coronavírus, elevando esse número para 80.026 e totalizando 2.912 mortes, desde o início do surto.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 02/03/2020
Reeditado em 21/04/2023
Código do texto: T6878981
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.