Quanto vale?

Quanto vale uma vida? Quanto vale o sonho da liberdade? Quanto é que vale um ser-humano?

São os noventa dólares que esses intelectuais dizem? Quanto é que vale, você sabe?

Aristóteles disse, “O boi desempenha o papel de escravo entre os pobres”. Essa frase mostra que na Grécia antiga um boi era muito mais caro que um escravo, pra se ter um escravo você deveria vender uma boiada. E com o passado do nosso contexto histórico vemos que essa frase se tornou mais forte, e essencial para entender o contexto social que ainda aflige muitos países. E hoje quanto está valendo?

Um homem cata latinhas pra manter uma família simples, tendo que no mínimo arrumar por mês uns duzentos quilos de alumínio pra ter entorno de um salario mínimo, vendo que na maioria das vezes o quilo de alumínio entre quatro a dez reais, e alguém ganha dez vezes a mais desse quilo, isso pode ser chamado de escravidão? Uma pessoa que trabalha por um prato de comida que às vezes nem consegue o prato, é um escravo? Na verdade qual é o significado da palavra escravo? O dicionário diz “aquele que, privado da liberdade, está submetido à vontade de um senhor, a quem pertence como propriedade.” Mas será que esse conceito não já mudou com a modernidade do tempo? Qual é sua opinião? O catador de latinhas é um escravo?

Vamos imaginar menina Maria de sete anos, que mora no estado tal, na cidade tal, no sitio tal, essa menina Maria foi forçada aos sete anos a trabalhar na roça da família, teve que trocar sua boneca de pano por um cabo de enxada. Sem infância, sem estudar, tendo que só trabalhar e trabalhar pra ter comida na mesa e uma roupa pra vestir. Agora vamos pensar no menino João, que dês que se conheceu como gente já trabalhava no corte de cana, também sem estudo, sem infância, e muitas outras crianças que nunca tiveram infância, escolaridade ou até mesmo um sorriso inocente. Que nunca conheceram nada além que essa sina que impregna tantas e tantas crianças nesse nosso belo brasil. Isso é escravidão? E essas pessoas de “boa fé” que roubam toda inocência delas, são oque? Oque elas ganham com isso? Porque elas ainda fazem isso? É mais barato? É porque a durabilidade é maior? O rendimento é melhor? Essas pessoas que fazem isso são oque? São bem feitores ou só senhores de escravos contemporâneos?

Agora como nos dias de hoje ainda existe dessas coisas? Com tanta informação que corre de um lado ao outro, onde tudo está na palma das nossas mãos, deixamos ainda acontecer? Somos cegos ou cúmplices? Ficamos tão isolados da nossa humanidade que preferimos fecha os olhos pra isso? Ou a nossa hipocrisia de só falar e falar, mas nunca sair desse comodismo que faz a gente fechar os olhos pra essas atrocidades? Ou só porque usufruímos tanto dos produtos feitos por trabalho escravo, que preferimos não pensar tanto, pois se não iremos ver que somos apoiadores da escravidão.

Luis Alladin
Enviado por Luis Alladin em 05/03/2020
Código do texto: T6881179
Classificação de conteúdo: seguro