Está Tudo Bem

"SALVA, MAS SÓ", diz o telegrama sobre o piano. Os dedos deslizam pelas teclas com vigor e delicadeza. Horatio deixa a música conduzi-lo. Sua voz rouca e triste ecoa pelo navio, a música vai do coração à boca (molhada por lágrimas) sem passar pelo cérebro. Sem rimas, sem versos, apenas sentimento e voz.

- Seja meu caminho como a paz de um rio ou como as ondas de um mar irado. Aconteça o que acontecer, você me ensinou a dizer: está tudo bem, está tudo bem com minha alma.

Horatio foi um grande advogado presbiteriano de Chicago, sócio sênior de uma próspera firma de advocacia. Sua história de tragédias começou quando seu único filho homem, de quatro anos, morreu de escarlatina.

- Está tudo bem, está tudo bem. Está tudo bem, está tudo bem. Está tudo bem, está tudo bem com minha alma.

Horatio comprou muitos imóveis e ficou bastante rico, com profundo interesse nas campanhas de evangelização da igreja presbiteriana. Até que em um verão houve um grande incêndio que matou centenas de pessoas e deixou outras milhares desabrigadas. Horatio perdeu quase tudo.

- Mesmo que Satanás me bata, e que o sofrimento venha, tenho minha alegria assegurada: Cristo derramou seu sangue para me proteger. Está tudo bem. Está tudo bem com minha alma.

Horatio deu a volta por cima e prosseguiu com a vida. Dois anos depois, decidiu fazer uma viagem de férias com sua esposa e suas quatro filhas, de dois a onze anos, para a Inglaterra, onde pregariam a palavra de Deus. Um compromisso de negócios surgiu de repente e ele mandou a família ir sem ele. Foi quando aconteceu.

- Meus erros... Ah, que pensamento glorioso! - Seu tom de voz vai se tornando cada vez mais alto e alegre. - Meus erros, não alguns, mas todos eles. Foram pregado na cruz e eu não carrego mais. Louvado seja Deus! Louvado seja Deus! Está tudo bem!

No navio a vapor usado por sua família para cruzar o atlântico havia 313 passageiros. Depois de uma semana de viagem, um grande veleiro de ferro aproximou-se demais. O capitão tocou o sino e fez de tudo para impedir a colisão, mas não conseguiu. O navio quase foi partido em dois e afundou rapidamente, enquanto o capitão garantia que estava tudo bem.

Em pânico, os passageiros tentaram pegar coletes e botes salva-vidas, mas acabaram presos no convés. Alguns dos que conseguiram se libertar foram esmagados quando os mastros afundaram. Mais tarde, Horatio recebeu o telegrama de sua esposa: Salva, mas só.

- Portanto seja Cristo, seja Cristo o meu viver, mesmo que um rio me cubra. No sofrimento ouvirei a tua voz. Por isto está tudo bem, está tudo bem com minha alma.

Agora ele está indo buscar sua esposa, enquanto começa a compor uma música que ficará muito famosa. No futuro, terá mais três filhos. Alguns pastores presbiterianos vão dizer que as tragédias em sua vida foram um tipo de castigo divino, o que vai fazer Horatio abandonar a denominação e fundar sua própria igreja, continuando sua obra filantrópica e missionária. Quatro dias antes de seu aniversário de 60 anos, Horatio vai morrer de malária, com muita febre, dor de cabeça e exausto.

- Meu Senhor, apresse o dia em que minha fé será vista. E as nuvens enroladas lá no céu. A trombeta vai tocar, e o Senhor descerá. Por isso está tudo bem com minha alma.