Sonho Dum Tricolor do Rio

Nós racionais , quando reflexivos, sempre à busca de justificativas.

Não sei se foi devido àpesquisa sobre sonhos; não sei se para compensar a atual realidade do futebol brasileiro, na qual o time do Flamengo está num patamar muito acima dos demais; ou se, como dizem os estudiosos sobre sonhos, foi comunicação do inconsciente. O certo é que o sonho encantou noite de sono.

Surgia figura humana com o topo da cabeça meio careca e meio cabeluda. E mais, com o rosto, seguindo esse padrão duplo, metade coberta de pó de arroz e a outra, rosto de senhor intelectual.

Apresentou-se como Sobre Natural de Almeida e dizia que assim era sua aparência, por que as duas metades eram de personagens mais do que conhecidas, pelos torcedores do tricolor das Laranjeiras - segunda metade do século XX: O Careca, com sua bandeira tricolor, amarrada ao pescoço, estilo super-herói e o corpo todo branco de pó de arroz; e Nelson Rodrigues, torcedor tricolor de outras encarnações, dramaturgo reconhecido e meu próprio criador, em crônica, pois já existia, antes da criação do também contista e cronista esportivo.

Aquela figura, misto de memórias e sobre naturalidade, mais do que como conselho, quase um carão, falou: sai desse pessimismo e para de afirmar que, somente com a minha presença inspirada, ou com manada de zebras soltas nos gramados, existiria a possibilidade de vencermos o rubro negro.

Disse mais aos tricolores pessimistas, como eu, para ficarem otimistas: tudo indica que o técnico escala quem quiser, sem a imposição de escalar contratações caras e infelizes; somos a melhor campanha do estadual e um time em ascensão.

Nisso, como nos sonhos não existe essas limitações de tempo e espaço, sou transportado para crepúsculo de tarde de domingo no Maracanã, que arremata em púrpura aquela festa tri colorida, sob névoa branca de pó de arroz. A torcida canta música inédita, com refrão: bate, bate coração tricolor/ brilha em verde, branco e vermelho/ na esperança, na paz e no amor...

A torcida explode em celebração, gol de Nenê. Pairando sobre o Maraca, três homens-pássaros da torcida sobrenatural do Flusão: Sobre Natural de Almeida, agora com a cabeça em três máscaras - figura tripla: tinha o rosto lateral esquerdo o de Orlando (Pingo de Ouro); o central, de Washington; e o rosto lateral direito de Jair Marinho e mais Careca e Nelson Rodrigues. Juntos, os três sobrenaturais colorem o contorno superior do Maraca em rastros coloridos de esperança, paz e amor.

Como um raio, se projeta da figura tríplice, sem que a mesma se alterasse, uma outra imagem de Careca que, num voo com sua capa tricolor, vai à torcida, segreda aos ouvidos, panfleta e desaparece deixando trilha de névoa branca de pó de arroz.

A torcida, alheia ao sobrenatural, canta refrãos um de celebração outro de provocação: He, he, he, he,he/ se o Flu tem Nenê/ o gol irá acontecer; He, he, hu, hu , há, há/ Mengão pode esperar/ tua hora vai chegar.

O encanto do sonho interrompeu-se com meu acordar contrariado, por interferência de minha mulher, companheira de toda vida e flamenguista aguerrida. Dela, escutei ao despertar: para de cantar me provocando, o despertador já tocou, temos que ir à feira e à padaria.

De volta á realidade, lembrei-me de coluna de Nelson Rodrigues no jornal Última Hora, titulada “A Vida Como Ela É” em que eram tratados de o amor ao adultério, a violência, as paixões, a moral e outros temas.

A realidade bem diferente da fantasia. Entretanto, numa das alternativas, ditas pelos estudiosos dos sonhos, está o sonho premonitório...

ENDEREÇOS RELACIONADOS

FLUSÃO CENTENÁRIO

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/ver em e-livros

http://www.recantodasletras.com.br/letras/5654939

http://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/33227

http://www.recantodasletras.com.br/audios/poesias/82065

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/1399328

TROVA TRICOLOR

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1491977

http://www.recantodasletras.com.br/letras/5654941

http://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/20329

http://www.recantodasletras.com.br/audios/poesias/82597

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/1938463

ESCOLHA TRI COLORIDA

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/6613488

J Coelho
Enviado por J Coelho em 10/03/2020
Reeditado em 10/03/2020
Código do texto: T6884533
Classificação de conteúdo: seguro