Educando Em Frases

Consultando meus alfarrábios dos anos 80, encontrei uma crônica atemporal, a qual estou postando-a para os amigos do Recanto.

Era o fim dos anos 40 e começo dos anos 50, longe de escolas formais aprendíamos em frases, mais acentuado no termo ditado.

Os pensamentos, os adágios populares, muito tem contribuído para a formação mais centradamente no interior,carregados de valores morais e intelectuais, em métodos de vida. Os para-choque de caminhões, são usados como vitrinas das frases sentimentais, humoristas e sarcásticas. Mas não é a única fonte. Havia panfletos, era muito comum vê-los nos bares, farmácias e repartições públicas. Existe até frases pornográficas, geralmente escrita nas latrinas.

A primeira frase que ouvi e decorei, foi minha mãe que me ensinou: “A união faz a força” Minha mãe dava exemplo, quebrava com facilidade uma varinha de lenha, depois um feixe de varinhas e mandava eu tentar quebrar, explicava ; as varinhas juntas tem resistências.

A segunda frase foi do meu saudoso Tio Francisco: “ A vida é uma guerra, cada dia uma batalha.”

Uma frase política: “ Pelas estradas se conhecem os prefeitos.”

Uma frase humorista,no para-choque de um caminhão: “ Paquere todas mulheres, mas conserve a sua direita.”

Uma frase de latrina: “ Aqui é onde o fraco geme, e o forte treme.”

Tenho poucos estudos formais, mas dizem que sou Autodidata.