O QUE DIRÃO NOSSOS SUCESSORES HUMANOS DAQUI A SEISCENTOS ANOS?
POR JOEL MARINHO
O que dirão as pessoas que viverem daqui a seiscentos anos com relação ao Corona vírus?
Dirão eles que nossa tecnologia era atrasada demais? Falarão com desdém de nossa maneira protetiva contra esse e outros vírus mortais que nos atormentam atualmente?
Quando estudamos a História dos nossos antepassados e falamos do mal que assolou a Europa nos séculos 13 e 14, há muitas reações de desdém como, olha as máscaras hilárias que esse povo usava? Como isso iria proteger alguém dessa peste tão letal? Às vezes caem no riso com a falsa impressão de que as pessoas no final do medievo pudessem pensar da mesma forma que nós pensamos hoje com todo o saber científico já cunhado e a tecnologia a qual desenvolvemos a nosso favor. Talvez um dia nós sejamos também motivo de chacota para uma população que teve a oportunidade de maior experiência histórica e melhor desenvolvimento técnico-científico.
A História humana não é algo pronto e acabado, talvez seja por isso o motivo de tanta confusão para muitas pessoas incapazes de absorver os contextos e os momentos de crise que trouxeram dores, sofrimentos e solidão aos homens, momentos esses profundamente necessários para novas descobertas e aprendizagens.
Sim, nós evoluímos quanto seres inteligentes e descobridores de tecnologias inimagináveis nos séculos 13 e 14 e hoje por vezes temos a audácia de chamarmos nossos ancestrais de “atrasados”, na verdade a experiência histórica daquele momento era aquela, assim como nós vivemos a nossa atualmente.
Se por um acaso esse texto vencer o tempo talvez os que vierem depois da minha geração entendam esse escrito e o quão é importante a leitura da História, talvez se protejam de uma forma bem melhor que nós hoje por já terem descoberto novas tecnologias e comportamentos a partir dos nossos erros.
Também tenho a esperança de que humanos aja como tal, deixem suas diferenças de lado, desconcentrem um pouco a riqueza da terra e possam viver mais em paz uns com os outros.
Lógico, se fizermos uma volta ao passado no período da Peste Bubônica (Negra) veremos que evoluímos nesse ponto, temos em certo sentido um pouco mais de humanidade, porém estamos longe de atingirmos a nossa melhor versão humana. Creio eu que as próximas gerações venham a ter um olhar e um amor bem maior ao atual, assim teremos uma humanidade mais coesa e em paz.
Eu acredito na evolução e na mudança para uma humanidade e um mundo melhor que o nosso capaz de enfrentar novas dificuldades sem tanto pânico e sofrimento como foram no passado e agora em nossos dias.