Bolsonaro é atacado por caçarolas e frigideiras (18/03/2020)

"Panelaço" é uma forma coletiva de protesto onde são utilizados utensílios de cozinha para chamar a atenção pelo ruído ao bater em panelas, numa represália a discursos falso-moralistas. Apesar de o brasileiro ser um povo bastante criativo, o "panelaço" não é uma invenção nossa. Esse tipo de protesto social foi utilizado pela primeira vez em 1971, numa marcha de atores de classe média contra o governo de Salvador Allende, no Chile. O "panelaço" também foi utilizado na argentina em 2001, em manifestações contra o então presidente De La Rua.

Aqui no Brasil, o governo Dilma Rousseff foi marcado por vários "panelaços", acompanhados do não menos estrondoso: “fora Dilma”. Já nesta quarta-feira (18), foi a vez de Jair Bolsonaro ser atacado por caçarolas e frigideiras, em várias capitais e cidades importantes do país, durante pronunciamento sobre a pandemia do novo Coronavírus.

Geralmente, a intolerância política é o principal motivo que levam as pessoas a essas manifestações curiosas e barulhentas. É como se dissessem: “quero ouvir não. Tô nem ai”. E, hoje em dia, como incremento e, para causar um efeito imagético, muita gente apaga e acende, intermitentemente, as luzes das casas e apartamentos, quando dos pronunciamentos (pela televisão) dos chefes de Estado que não estão muito bem na fita.

Na coletiva, que aconteceu no palácio do planalto, o presidente Jair Bolsonaro, estava acompanhado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e de outros integrantes do primeiro escalão do governo, todos de máscara “para cumprir o protocolo sanitário”. Como os internautas não perdoam, a imagem de um enrolado Bolsonaro ao colocar a proteção virou meme nas redes sociais...Tadinho. Mas, que foi engraçado, foi.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 19/03/2020
Reeditado em 04/09/2020
Código do texto: T6891228
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.