PERDAS & GANHOS

"Aqueles que passam por nós,

não vão sós,

não nos deixam sós.

Deixam um pouco de si.

Levam um pouco de nós."

(Antoine de Saint Exupéry)

Não há muito tempo escrevi um texto anunciando o meu "des-aposentar" !

Narrei a minha alegria e a sensação de estar na fila de espera da pré-seleção e depois na triagem para conquistar um "emprego"; a entrevista, os exames médico, a confirmação da aprovação. a expectativa do primeiro dia no serviço.

Ah, voltei aos meus anos de juventude quando conquistei meu primeiro emprego nos anos 70.

Assim, depois desta conquista, em pouco mais de 40 dias de ter conhecido um novo tipo de trabalho, uma linha de produção (de carros) em uma Multinacional!

Sim, o trabalho era árduo, já estava me acostumando ao ritmo, já estava me habituando aos novos horários, até de trabalhar aos sábados !

Mas de repente, recebi um telefonema que mudaria tudo.

Um amigo, dono de uma Empresa de grande porte convidou-me a juntar-se a sua equipe administrativa.

Foi um choque, um misto de alegria e de apreensão - como não aceitar uma nova oportunidade desta, mas como desistir de uma oportunidade anterior há pouco conquistada !?

É nestas esquinas da vida que nosso coração bate forte e é um momento único que pode mudar todo um futuro para melhor ou para pior!

Acreditando piamente na primeira hipótese aceitei a proposta e principalmente por conhecer a retidão do amigo que me ofereceu oportunidade !

Para espanto dos meus superiores na multinacional, para os novos amigos que conheci, para os colegas de trabalho, para todos foi uma surpresa!

Ficaram até sem palavras, apenas exclamavam:

- Ohhh não !

- Vai sair da VW ?

- Vai pedir baixa ?

- Sentiremos sua falta.

Alguns apenas silenciaram escondendo uma certa tristeza pela partida que estava eminente.

Eu com pesar e reconhecendo o carinho dos novos amigos, companheiros... apenas tentei justificar que a oferta era boa e que isto seria melhor para mim!

A notícia pegou a todos - de chefes, encarregados a companheiros de surpresa!

A despedida foi rápida, mas procurei não me esquecer de ninguém percorrendo todos os setores por onde deixei amigos!

Sabia que depois deste dia, voltaria a Empresa para dar baixa na Carteira, mas já não mais poderia adentrar a Fábrica. Por isso tratei de despedir-me de todos!

E o espanto, uma certa tristeza era visível nos olhos de cada um e nas suas palavras de despedida.

Pouco tempo depois já comecei a receber e-mail de companheiros que lá deixei!

E-mail que demonstra o carinho e lembrança dos que lá deixei!

Assim é a vida, como uma viagem de trem, na qual chega um momento que precisamos trocar de destino, pegar outro vagão e quiçá n´alguma outra estação possamos alguns encontrar ou pelo menos muitos novos companheiros de viagem com certeza ainda farão parte desta jornada!

Importante é que carrego comigo um pouco de cada um daqueles companheiros que lá deixei e com eles com certeza também deixei um pouco de mim !