THE WALKING DEAD BRASIL II

THE WALKING DEAD BRASIL II

Perguntaram-me novamente sobre estar com medo. Desta vez não responderei com sim ou não. Vou responder com números. Número de mortos, número de infectados, número de países afetados, número de dias de isolamento, número de estabelecimentos fechados, número de procura por máscaras e álcool, número reduzido de médicos e de leitos hospitalares.

Assim como na greve dos caminhoneiros, ainda têm pessoas que não entendem o verdadeiro valor da vida. Oportunistas movidos pelo capitalismo fazendo frente em tempo de guerra, aproveitando a desgraça alheia para encher os próprios bolsos. Não entendem que dinheiro e poder neste momento não servirá de nada, pois o vírus não escolhe pobre nem rico, branco nem preto, bonito nem feio, analfabeto ou graduado. Todos são iguais perante ele.

Por outro lado, pessoas de todos os lugares preocupadas enviam seus vídeos alertando a população, informando e ajudando a conscientizar sobre a gravidade do problema e a importância da prevenção. Há também, tanta bobagem circulando com falsas notícias que o povo chega ao ponto de não acreditar ou enlouquecer de vez. E mesmo com tanta informação, principalmente de órgãos oficiais, pessoas despreocupadas, rindo do problema como se ele não existisse, indo às praias, fazendo churrasco com amigos, abrindo bares e lanchonetes, enfim, desrespeitando as medidas do isolamento social decretado pelo governo.

Fala-se no colapso da rede de saúde quando a pandemia do Corona Vírus atingir seu ápice, o que não deve demorar. Vai se repetir o que houve na Itália, milhares de mortos por falta de atendimento. Gente morrendo em casa, nas ruas, nos corredores de hospitais, na enfermaria. O dinheiro dos capitalistas não servirá mais neste momento, não haverá assistência para todos. Estaremos no fim. No fim de nossos sonhos, de nossas famílias, das crianças, dos idosos, de nossas conquistas, de nossa felicidade, de nossa esperança do futuro melhor. No fim da vida.

A ordem é ficar em casa. Há tantas coisas que se pode fazer em casa. Emissoras de TV por assinatura liberaram seus canais, exceto a poderosa Globo, que liberou canais infantis como esmola, capitalizando os de interesse adulto. Escolas liberaram gratuitamente cursos on line, livrarias liberaram uma infinidade de livros para baixar no kindle, lojas de jogos liberaram seus plays, enfim, são tantas as ajudas para a população ficar em casa, que não tem como dizer que não há nada pra fazer.

Ainda temos que lembrar das pessoas que não podem ficar em casa. Que neste período crítico e perigoso arriscam suas vidas para servir os outros. Nossos médicos e enfermeiras, farmacêuticos, veterinários e outros profissionais da saúde, frentistas, repositores e caixas de supermercados, coletores de lixo, profissionais da segurança pública e profissionais responsáveis por levar a boa informação. Quem olhará para essas pessoas se você não ficar em casa?

É muito surreal tudo o que está acontecendo. Lembrei de uma mensagem que li a pouco, de autor não identificado, que dizia que os abraços e beijos tornaram-se armas e deixar de visitar os pais e avós tornou-se ato de amor.

E então, ainda tem dúvida se tenho medo?

Paulo Roberto Fernandes
Enviado por Paulo Roberto Fernandes em 22/03/2020
Código do texto: T6893891
Classificação de conteúdo: seguro