A grande transformação na Humanidade

Era uma tarde fresca de dezembro. O céu estava sem nuvens e havia pessoas admirando alguns animais silvestres confinados em uma gaiola. Mais à  frente, outras saboreavam um picadinho,  que parecia ser de uma cobra frita, tão típico daquele lugar. O local estava uma verdadeira confusão, com pessoas indo e vindo, muitas comidas expostas e animais vivos sendo manuseados e, às vezes, até ingeridos.  Naquele momento,  eu estava muito bem aconchegado e podia ter uma visão de tudo que acontecia ao meu redor, apesar de me sentir sem vida e apático.

Mas, de repente, algo mudou, foi como se eu estivesse sido "espirrado". Fui lançando a poucos metros de distância e me deparei com algo jamais conhecido. Houve um   encaixe perfeito, como uma chave e uma fechadura, uma recepção de cumplicidade inigualável  e,  desse momento,  em  diante, comecei a ter novas parcerias naquele local. Podia  sentir   vibrações indecifráveis ,  mas, também, movimentos   precisos e sincronizados. A minha adaptação foi instantânea,  de forma a sentir-me poderoso e sem limites. Mas eu precisava me disfarçar, camuflar mesmo, para que eu não perdesse aquele posto jamais conquistado.

O  que estava ocorrendo era totalmente mágico,  eu podia ver  milhares de clones meus. Como aquilo tudo aquilo estava acontecendo? Eu, até há pouco tempo,  não tinha uma hospedagem tão receptiva!  Eu fazia parte de um local que não tinha nenhum privilégio para que eu  me sentisse verdadeiramente vivo. Mas, naquele momento, eu me sentia multiplicado, poderoso e imbatível.

Sendo assim, sai pelo mundo, viajei para muitos países  e conheci diversas culturas. Não conseguia saber a  dimensão do quão dominante e devastador eu estava sendo e, apenas , me dava conta  disso, quando eu,  numa velocidade brutal,  já me encontrava   sem fronteiras.   O  alojamento o qual eu escolhia era sempre   aquele  que  tinha condições de me  proporcionar  uma boa recepção. Fui recebido por engravatados, por maltrapilhos, por pessoas boas, por pessoas mas. Eu não fazia discriminações.  Hospedei-me em "lugares" com muita riqueza, com muita abundância, com muita pobreza.

   Sentia-me   um desenfreado!   Nada ou  ninguem conseguia me conter.  Ouvia muitos  rumores, milhares de noticias, muitas  consideradas falsas,  e muitas especulações ao meu respeito e sobre a minha atuação. Mas eu não conseguia saber, verdadeiramente,  o que se passava,  pois, ao mesmo tempo que eu via pessoas, em hospitais, morrendo, e o mundo parecendo  em colapso, eu via outras pessoas refletindo , orando, lendo, descansando em  casa,    brincando com seus filhos, ajudando nos afazeres,  passeando na natureza e conseguindo estar em solitude.  As fronteiras entre  todos se estreitaram apesar do isolamento o qual  precisavam estar. Pessoas  de todas a etnias, de todas as classes , de todos os credos, de todas as raças e  todos os generos estavam  em  um único movimento e  queriam chegar a um consenso, a uma solução, a um equilíbrio. 

Eu me perguntava: Por que eu provocava aquilo tudo? Demorei muito a ter essa resposta. Enquanto isso as consequências estavam sendo  devastadoras.

O tempo  passou e eu perdi meu poder. Tudo parecia voltar " ao normal", mesmo com muitas destruições. Foi,  assim, que pude observar e  chegar às minhas conclusões, quando eu,   também, já me encontrava  inerte e em contenção, sem vida, como no início de tudo.

Apesar do efeito caótico nas pessoas em geral,  na economia, na saúde e em vários setores da  sociedade, os  valores mudaram.  As pessoas  respeitarem-se mais,   valorizarem  mais o tempo, aprenderam a estar  mais sozinhas, a terem mais paciência, resiliência e  precaução. Apesar de muitas perdas e destruição , outros valores, até então esquecidos, retomaram com mais consciência. A grande lição foi que,  o efeito frenético do mundo passou a ser mais contido, refletido,  comedido e vivido. A minha trajetória, até então descrita, foi algo providencial.   Houve uma grande transformação na humanidade.  As pessoas nunca mais foram  as mesmas  depois  do COVID 19. 

Inês Machado
Enviado por Inês Machado em 22/03/2020
Código do texto: T6894248
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.