É HORA DE DIVERSÃO !

É HORA DE DIVERSÃO !

Está longe o tempo das adivinhas, do jogo de paciência, rouba-monte e "buraco" -- estes com baralho -- da "víspora" caseira (nosso conhecido Bingo), do "palitinho", "zero ou um" e dama ou dominó. Numa crônica antiga relacionei perto de 30 brincadeiras infantis dos nossos tempos de criança, nos anos 50/60, a "Geração CDF", que só queria estudar... e mais nada ! A juventude moderna -- e seus pais ainda jovens -- não "teriam saco" para nenhuma delas, principalmente os chatíssimos "jogo da forca" e, pior, o "jogo da velha", que nem velha aguenta ! Aliás, quem começa ganha sempre... para neutralizá-lo basta apôr o X ou O no meio, daí ninguém ganha, nem precisa terminar o jogo. Mas se o primeiro riscar o quadrinho central, você "está frito" se responder à jogada marcando fora dos cantos, qualquer um. Portanto, fique atento pra não "entregar o jogo"! Com a família toda em casa sem fazer nada -- lavar louça ou roupa ninguém quer -- proponho como diversão uma espécie de "Palavras Cruzadas" sem os "quadrinhos", a que dei o nome de "LOGOGAME" (ou LegoLetrex), na falta de coisa melhor. É jogado igual esses jogos de cartão com sílabas, que funciona quase como dominó. No meu, faz-se várias colunas paralelas -- para palavras com 2,3... 6,7 letras ou mais até -- que podem ser desafios individuais, com 1 vencedor e prêmio, ou num jogo em que a Família inteira participa. Eu o uso em casa como passatempo particular e barato, quando a inspiração me falta para um conto ou poema. Lamentavelmente essa Ortografia tosca que o PTismo "desenterrou" dos anos 90 liquidou com a chance de se formar mais palavras, ao eliminar o acento agudo, como em "avos / avós / avôs", "lá / lã" ou "seria / séria". Mesmo assim ainda é um exercício mental muito exigente. Ao escolher a palavra-base privilegie as que tenham o "trio" BCD ou RST, que permitem maior número de "montagens", principalmente se REPETIR uma vogal. O macete é ler "de trás pra frente" as palavras que você já achou !

(Abaixo conjuntos resolvidos por mim, com 3 ou mais letras cada palavra:)

CAMPESINO - 130 palavras, incluindo nomes próprios

MARCIANO - 109 palavras, 44 delas com 4 letras

IMORTAL - 104 palavras - usando TIL e o CIRCUNFLEXO

Dito isto, MÃOS À OBRA... que comece o DESAFIO !

*************

Quem quiser ir mais longe pode "montar estrela" com 5 letras (é obrigatório 2 vogais) em que as consoantes formam linha central de 3 letras e as 2 vogais completam o "desenho" nas posições norte e sul, indo e voltando sobre as letras, sem pular nenhuma, o LOGOMANIA ou LOGOGRAMA. Saibam que para a "estrela" R-T-S, A-E, consegui a bagatela (ver figura anexa) de mais de 150 vocábulos, fora os nomes próprios e palavras em Inglês, como RESTART. Ah, o uso de todos os ACENTOS (til, circunflexo, etc) é aconselhado !

(NATOAZEVEDO - em  22/março 2020)

R-A-D, O-B -- babador, mais 65 palavras

V-A-S, O-C -- acasos, mais 70 palavras

R-F-T, O-A -- farofa, mais 45 palavras

A-R-O, F-C -- afofara, mais 72 palavras

A-L-I, R-V --alvará, mais 55 palavras

A-T-O, B-L -- bolota, mais 54 palavras

A-L-E, U-M -- elevavam, mais 76 palavras

A-B-O, L-R -- robalo, mais 65 palavras.

(NATOAZEVEDO - 22/março 2020)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204168775137816&set=pb.1779528926.-2207520000..&type=3&size=850%2C1169