Bolsonaro está certo, mas errado" (25/03/2020)

Bolsonaro está errado em dizer que o isolamento social pode causar sérios problemas para a economia do país? Não. Ele está errado em incentivar as pessoas a retornarem ao trabalho de forma irresponsável e inconsequente. Esse retorno tem que ser feito sob orientação das autoridades sanitárias que estão monitorando os números da Covid-19 e tentando achatar a curva de contaminação. Sabemos que as diminuições dos níveis de consumo, de produtividade das empresas e de emprego, podem provocar uma recessão, sim; então, que sejam mantidas as medidas visando a desaceleração da doença ao mesmo tempo em que se adotem diretrizes objetivando reavivar essa economia, pós surto.

Bolsonaro está errado em dizer que a Covid-19 não passa de uma “gripezinha”? Em parte, não. Ele está errado em desconsiderar o nível de contaminação da doença que atinge rapidamente um contingente muito grande de pessoas (20 em cada 100), correndo o risco de colapsar a saúde pública, caso um grande número de pacientes infectados procure à assistência médica, já precarizada e comprometida com os atendimentos corriqueiros e até mais graves.

Bolsonaro está errado em dizer que a divulgação do aumento de casos está causando histeria nas pessoas? Não. Mas, está errado em responsabilizar a imprensa. Os números da pandemia são reais. A mistura de conteúdos falsos e verdadeiros, assim chamada de infodemia, é que vêm deixando a todos aflitos. O que temos que entender é que hoje acompanhamos a Covid-19 em tempo real o que já provoca uma sensação de pânico terrível, corroborada por essa precocidade das informações. Os veículos oficiais de comunicação nos ajudam a combater as Fake News que são disseminadas pelas redes sociais numa velocidade insuperável. Para se ter uma ideia, a gripe espanhola levou meses para o mundo reconhecer que existia. O mesmo aconteceu com a Zika, principalmente, aqui no Brasil, onde foi preciso as pessoas verem os casos de microcefalia nas crianças para acreditarem na sua gravidade. Neste exato momento, enquanto você está lendo esse artigo, dezenas de informações estão chegando no seu celular.

Bolsonaro está errado em dizer que o grupo de risco é das pessoas acima dos 60 anos? Não. Mas o fechamento de escolas é importante, porque mesmo sendo a faixa etária menos sensível à complicações, as crianças podem contaminar as pessoas de seu convívio familiar e, principalmente, aquelas que têm comorbidades ou imunidade baixa. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu publicamente que a pandemia já provocou a morte de crianças – O que aumentou ainda mais o grau de preocupação com o Coronavírus. “O risco é menor, mas não é ausente”.

Mas, numa coisa Bolonaro está completamente certo (e nada errado), quando faz deferência aos profissionais de saúde (...) “Que na linha de frente nos recebem nos hospitais nos tratam e nos confortam...”. Por fim, desejo a todos que fiquem em casa e mantenham os hábitos de higiene. E que, ao invés de Cloroquina (ou qualquer outro "elixir"), recebam uma grande dose de amor para curar as dores do mundo.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 25/03/2020
Reeditado em 04/09/2020
Código do texto: T6897023
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.