Fiquem em casa. É quarentena. E a fome.

- Fiquemos em casa. É quarentena. Ninguém sai de casa. Ninguém.

- Ô amigo, se todos ficarmos em casa, coçando o saco, os produtores de alimentos ficam em casa, os caminhoneiros que transportam alimentos ficam em casa e os atacadistas e varejistas, que vendem alimentos, ficam em casa, e os feirantes ficam em casa. Responda-me: o seu estoque de comida dá para quantos dias? Você tem uma horta na sua casa? Um pomar?! Uma galinha, para dela pegar os ovos?! Uma vaquinha, para dela tirar o leite?! Repito a pergunta: o seu estoque de comida dá para quantos dias? Se as máquinas usadas na agropecuária permanecerem paradas sabe-se lá por quanto tempo, sem manutenção, pois os mecânicos não podem sair de casa, irão enferrujar, sem os devidos cuidados, e, depois desta histeria toda, encerrada a quarentena sabe-se lá quando, seus donos irão gastar uma boa grana na recuperação delas, aumentando, necessariamente, o custo de produção dos alimentos, o que os obrigará a aumentar-lhes o preço, provocando, então, a queda do poder aquisitivo dos brasileiros. E o que você irá fazer quando isso acontecer, e isso irá acontecer se se seguir a linha dos que pedem quarentena total? Não me responda. Eu já sei: você irá dizer que os empresários do setor agropecuário são gananciosos; que eles só pensam no lucro; que eles, oportunistas, estão explorando o povo. Repito a pergunta: O seu estoque de comida dá para quantos dias? Agora, pense nos caminhoneiros. Eles estão sem dinheiro; e os caminhões deles, parados. Ao retomarem o trabalho sabe-se lá quando, os caminhoneiros terão de cobrar um frete maior para obterem renda para saldarem as dívidas acumuladas. Mais um fator que terá impacto no preço dos alimentos. E os atacadistas e os varejistas e os feirantes? Quanta comida irá apodreceder nas gôndolas e nas barracas?! Você já parou para pensar nisso? E as dívidas que muitos deles terão acumulado? Quem irá pagá-las? E os que tiverem prejuízo e decretarem falência? Resultado: desemprego. Repito a pergunta: O seu estoque de comida dá para quantos dias? Não me responda. Não quero ouvir a resposta. Quero que você reflita. E pense apenas em você, apenas no seu bem-estar, e só no seu. E pergunte-se: "O meu estoque de comida dá para quantos dias?"

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 26/03/2020
Reeditado em 26/03/2020
Código do texto: T6897517
Classificação de conteúdo: seguro