Gastar ou investir?

Tudo aquilo que de forma direta ou indireta mantém a sua rotina funcionando adequadamente é um investimento.Todo dinheiro depositado nessas ações será revertido de forma próspera em seu benefício e também daqueles que estão ao seu redor. Pagar contas de luz,água, telefone, internet, impostos, estudos, manutenção do carro,plano de saúde, compras para o sustento da família, roupas, calçados( quando realmente necessário) livros, viagens entre outros são um bom exemplo disso,pois mantendo em dia o pagamento dessas coisas estamos investindo em nós mesmos, e ou no crescimento e aquecimento da economia do município (impostos) e do comércio (compras concientes) prestação de serviços ( luz, águabque entram na categoria de essenciais ) e setores de cultura e lazer ( livros e viagens).

Em contrapartida o dinheiro que você coloca em coisas desnecessárias, como por exemplo, dinheiro que se investe em projetos mal elaborados,em coisas supérfluas,em bens não duráveis que naquele momento não são de suma importância, os quais apenas adquirimos por puro consumismo é um gasto. O celular, quando acaba a bateria ,você ao invés de trocar a bateria vai lá e compra um novo aparelho mais moderno e funcional,que você vai continuar usufruindo exclusivamente das mesmas funções do antigo aparelho é um gasto totalmente desnecessário, quando um móvel de casa sofre alguma avaria trocar o mesmo por um novo antes de cogitar a possibilidade de reformar o mesmo ,o calçado que se joga fora porque quebrou o salto ou gastou a sola,a roupa que se pode ajustar ao invés de descartar, todas essas coisas são gastos, um dinheiro perdido sem necessidade alguma.

Vivemos em uma época em que não sabemos exatamente o valor daquilo que possuímos, basicamente tudo é descartável, a quantidade de desperdício com coisas que poderiam ser reaproveitadas ou concertadas e que substituimos arbitrariamente é muito grande, além de prejuízo ao meio ambiente é um gasto enorme que vamos sentir nos nossos bolsos. Há bem pouco tempo atrás as pessoas sabiam valorizar as coisas que possuíam, por isso é que profissões como sapateiro, costureira e marcineiro eram tão conceituadas,hoje tudo o que adquirimos já é com o propósito de lá na frente substituir por um modelo mais moderno. Esse dinheiro desperdiçado é aquele que eventualmente vai faltar para fazer um curso interessante, uma viagem de lazer,um tratamento de saúde etc..

E em algum nível isso também se aplica perfeitamente às nossas relações, há que se observar com clareza em quem e com quem estamos investindo ou apenas gastando tempo,energia e sentimentos.