SOBREVIVEU AO INCÊNDIO - HISTÓRIA REAL

UMA NOVA CHANCE –23 DE FEVEREIRO DE 1972

AQUELE ERA UM DIA COMO TODOS OS OUTROS.

NÃO, NÃO SERIA DE MANEIRA ALGUMA SERIA UM DIA NORMAL.

SIM, SERIA UM DIA TERRÍVEL, E INESQUECÍVEL PARA MUITAS PESSOAS!

O IMPONENTE EDIFÍCIO ANDRAUS, MAIS CONHECIDO COMO PRÉDIO DA PIRANI. FICAVA LOCALIZADO NA ESQUINA DA AV SÃO JOÃO COM A RUA PEDRO AMÉRICO, TINHA 32 ANDARES.

NESSE EDIFÍCIO FUNCIONAVA ESCRITÓRIOS DE GRANDES EMPRESAS, COMO A HENKEL, SIMENS, PETROBRAS E ALGUMAS SEGURADORAS.

A PIRANI ERA UMA GRANDE LOJA DE DEPARTAMENTOS, QUE OCUPAVA TODO O ANDAR TÉRREO E SOBRE LOJA.

NAQUELA MANHÃ DE QUINTA FEIRA, SAI DE CASA POR VOLTA DAS SETE HORAS DA MANHÃ, VESTIA SAIA XADREZ E UMA CAMISA DE SEDA PRETA.

MINHA MÃE COMO TODOS OS DIAS ME ACOMPANHOU ATÉ O PORTÃO

E FEZ UM COMENTÁRIO:—PORQUE ESTA TODA DE PRETO HOJE? NÃO GOSTO!

SORRI, BEIJEI SEU ROSTO E SAI.

CAMINHEI ATÉ O FINAL DA RUA E OLHEI PARA TRAZ, E ELA AINDA ESTAVA NO PORTÃO ME OLHANDO, ENTÃO ACENEI PARA ELA E VIREI A ESQUINA APRESSADAMENTE PARA PEGAR O ÔNIBUS RUMO AO TRABALHO.

NA PARTE DA MANHÃ, TUDO CORREU NORMALMENTE COMO SEMPRE, E NO HORÁRIO DO ALMOÇO, UMA COLEGA ME PEDIU PARA ACOMPANHA-LA ATE AO DETRAM.

FOMOS DE TÁXI AO DETRAN E RETORNAMOS A TEMPO DE ALMOÇAR E AS 14: HORAS JÁ ESTÁVAMOS DE VOLTA.

O INCÊNDIO COMEÇOU POR VOLTA DAS 15 HORAS E 20 MINUTOS NA LOJA PIRANI, NO SUBSOLO.

EM MENOS DE 10 MINUTOS O FOGO SE PROPAGOU PARA ANDARES SUPERIORES, O VENTO SOPRAVA A 30 KM/H, O QUE CONTRIBUIU DECISIVAMENTE PARA PROPAGAÇÃO RÁPIDA DO FOGO.

EU TRABALHAVA EM UMA CIA DE SEGUROS E NESSE HORÁRIO ESTAVA EM UMA DAS SALAS DA CONTABILIDADE NO 8º ANDAR, QUANDO SENTI UM CHEIRO ESTRANHO. PARECIA QUE ALGO ESTAVA QUEIMANDO.

AO OLHAR PELA A JANELA FIQUEI SURPRESA POR VER TANTA GENTE OLHANDO NA MINHA DIREÇÃO.

ESTA JANELA FAZIA FRENTE PARA A RUA AURORA, ABRI O VIDRO, OLHEI PARA CIMA E PARA BAIXO E ENTÃO VI FUMAÇA QUE SAIA DAS JANELAS DE ALGUNS ANDARES ABAIXO.

EU E AS OUTRAS QUATRO PESSOAS QUE ESTAVAM NA MESMA SALA SAÍMOS IMEDIATAMENTE.

AO CHEGAR AO HALL DO ELEVADOR A FUMAÇA JÁ ERA INTENSA, QUASE NÃO SE ENXERGAVA NADA.

FIQUEI ASSUSTADA E SEM SABER O QUE FAZER, E POR CAUSA DA MINHA INOCÊNCIA DOS 18 ANOS, TIVE O IMPULSO DE ENTRAR NO ELEVADOR, MAS GRAÇAS A DEUS FUI IMPEDIDA POR ALGUÉM.

DESORIENTADA, FUI EMPURRADA PARA A ESCADA E A INTENÇÃO DA MULTIDÃO QUE ALI ESTAVA, ERA DESCER, MAS, FICOU IMPOSSÍVEL QUANDO OUTRA MULTIDÃO DE PESSOAS TENTAVA SUBIR.

GRITOS DE DESESPERO E EMPURRÕES FOI O QUE ME DEPAREI. SEM SABER O QUE FAZER, ACOMPANHEI A MAIORIA QUE SUBIA ANDAR POR ANDAR.

A FUMAÇA FICOU MAIS DENSA E NEGRA, JÁ ERA INSUPORTÁVEL RESPIRAR.

OLHEI PELA JANELA QUE FICAVA ENTRE UM ANDAR E OUTRO DA ESCADA E VI OS BOMBEIROS E NO ASFALTO ESTAVA ESCRITO COM TINTA BRANCA: ‘ C A L M A ‘.

VI TAMBÉM UMA MULTIDÃO ASSUSTADA QUE OLHAVA PARA CIMA, PERCEBI QUE EU PODERIA NÃO SAIR DALI VIVA, ENTÃO CHOREI.

OUVI O SOM DE MUITAS SIRENES, BOMBEIROS, AMBULÂNCIAS, E ATE HELICÓPTEROS, MAS O PAVOR DE FICAR NAQUELE LUGAR SEM SAÍDA E ESCURO ERA MORTAL.

VEZ OU OUTRA SE OUVIA EXPLOSÕES E MUITOS GRITOS. GEMIDOS DE DOR E DE MEDO.

MEU MEDO SÓ AUMENTAVA, E QUANDO PERCEBI ALGUMAS RACHADURAS NAS PAREDES, PENSEI QUE O PRÉDIO LOGO IRIA DESABAR E EU NÃO TERIA NENHUMA CHANCE DE VIDA.

ERA MUITO CONFORTANTE QUANDO VIA ALGUÉM QUE EU CONHECIA, E EM UM DOS MEUS MOMENTOS DE CHORO, ALGUÉM ME CONSOLOU, MAS LOGO DESAPARECEU NA MULTIDÃO QUE ORA SUBIA DESESPERADAMENTE AQUELAS ESCADAS, ORA DESCIAM GRITANDO QUE O FOGO ESTAVA VINDO DE CIMA.

ENTÃO VI UM COLEGA, O SR FRANCISCO, QUE SERVIA CAFÉ NO MEU ANDAR, E ELE ME PROPÔS PARA DESCER PELO CABO DA ANTENA.

EU FIQUEI NA DUVIDA ENTÃO ELE FOI.

TIROU A CAMISA RASGOU AO MEIO, ENROLOU UMA PARTE EM CADA MÃO, E COMEÇOU A DESCER, E DE REPENTE, LÁ ESTAVA ELE INERTE NO CHÃO!

ENTÃO ENTREI EM PANICO, GRITEI, CHOREI, MAS NADA EU PODIA FAZER!

CONTINUEI SUBINDO, E CADA VEZ QUE EU PASSAVA EM FRENTE A UM ESCRITÓRIO E VIA O FOGO CONSUMINDO TUDO, E SENTIA AQUELE CALOR DE UM FORNO EM BRASAS, EU TINHA MAIS CERTEZA DE QUE ERA QUESTÃO DE TEMPO E ALGO RUIM ACONTECERIA COMIGO.

JÁ ESCURECIA, QUANDO OLHEI NOVAMENTE PELA JANELA, VI NO PRÉDIO VIZINHO QUE ERA ESPELHADO, O REFLEXO DO INCÊNDIO: O FOGO ABRAÇAVA TOTALMENTE O EDIFÍCIO.

FOI ENTÃO QUE TIVE A REAL CLAREZA DE QUE EU ESTAVA NO MEIO DAQUELA FOGUEIRA GIGANTE E NÃO HAVERIA CHANCE DE SALVAÇÃO.

PENSEI NOS MEUS PAIS, NOS MEUS IRMÃOS, EU ERA A ÚNICA FILHA E IMAGINEI O SOFRIMENTO DELES NAQUELE MOMENTO,

ENTÃO JÁ CANSADA, MAL CONSEGUIA RESPIRAR, SEM FORÇAS E COM MUITAS DORES POR TODO O CORPO, POIS HAVIA SIDO EMPURRADA, ACOTOVELADA, PISOTEADA VÁRIAS VEZES POR AQUELA MULTIDAO EM DESESPERO PENSEI EM DESISTIR E PEDI A DEUS QUE CONSOLASSE O CORAÇÃO DE MINHA MÃE, POIS ALI ERA O FIM.

SENTIA MUITA SEDE, E ESCORRIA UMA ÁGUA SUJA PELA ESCADA E QUANDO VI PESSOAS BEBENDO, NÃO TIVE DÚVIDA FIZ O MESMO PARA PODER SUPORTAR MAIS UM POUCO ATÉ QUE O SOCORRO CHEGASSE.

NÃO TINHA NOÇÃO DE ONDE ESTAVA, MAS PERCEBI QUE TINHA DIMINUÍDO AS PESSOAS QUE SE AGLOMERAVAM ALI, ENTÃO ME ESFORCEI PARA SUBIR E ME DEPAREI COM UM SENHOR APARENTANDO UNS 60 ANOS, SENTADO NA ESCADA COM A MÃO NO PEITO COM MUITA DOR, PAREI, MESMO SEM FORÇAS, TENTEI CONFORTÁ LO, MAS EM POUCOS MINUTOS ELE SE FOI.

MAS UMA VEZ CHOREI E PENSEI EM DESISTIR FICAR ALI TAMBÉM...

EU NÃO CONSEGUIA RESPIRAR, E CADA DEGRAU QUE SUBIA ERA UM ESFORÇO MUITO GRANDE, PARA UMA PESSOA, TOTALMENTE DESIDRATADA E COM O PULMÃO JÁ COMPROMETIDO, POR ESTAR QUASE QUATRO HORAS NAQUELE LUGAR.

E ENTÃO, FALTANDO POUCOS DEGRAUS PARA CHEGAR AO HELIPONTO DO EDIFÍCIO, EU DESFALECI.

AS 20 HORAS UM BOMBEIRO ENTROU E MOSTROU O CAMINHO A TODOS E COMEÇARAM A SUBIR EM FILA INDIANA ATÉ AO HELIPONTO, MAS ISSO EU NÃO VI, SÓ SOUBE DEPOIS,

MAS NESSE MOMENTO FUI SOCORRIDA, RESGATADA E COLOCADA PARA O TRANSPORTE DE HELICÓPTERO.

ENQUANTO AGUARDAVA A VEZ PARA EMBARCAR, FIQUEI DEITADA NO PISO DO EDIFÍCIO, QUE MAIS PARECIA UMA CHAPA QUENTE DE FAZER HAMBURGERS, MAS PELO MENOS ALI TINHA BRISA E UMA GAROA MANDADA POR DEUS.

MUITO CONFUSA, SEM ENTENDER MUITO BEM TUDO O QUE ACONTECIA, POIS NÃO PODIA ABRIR OS OLHOS, PORQUE ARDIAM MUITO, PERCEBIA A MOVIMENTAÇÃO DE MUITAS PESSOAS NAQUELE LUGAR.

SOLDADOS, BOMBEIROS E UM GRANDE BARULHO DE HELICÓPTERO.

ALGUÉM ME DEU LEITE GELADO PARA TOMAR! NOSSA QUE CONFORTO!

OUVI ALGUÉM DIZER, LEVA LOGO ESTA MOCA, ELA NÃO ESTA BEM!

ENTÃO FUI COLOCADA NA AERONAVE E TRANSPORTADA PARA O HOSPITAL DA AERONÁUTICA QUE FICA NA ZONA NORTE DE SÃO PAULO.

ALGUM TEMPO DEPOIS DE CHEGAR AO HOSPITAL E SER EXAMINADA, ME COLOCARAM OXIGÊNIO E SORO, LAVARAM MEUS OLHOS E TROCARAM MINHA ROUPA, O QUE RESTOU DELA. VESTIRAM ME COM UM PIJAMA MASCULINO TAMANHO G, E EU ERA UMA MENINA BEM MIÚDA!

CONSEGUI ABRIR MEUS OLHOS, MAS ESTAVA TUDO MUITO EMBASADO E NÃO PODIA DISTINGUIR QUASE NADA.

UM ENFERMEIRO PERGUNTOU O MEU NOME, QUAL A EMPRESA E O ANDAR QUE EU TRABALHAVA, NÃO ME LEMBRAVA DE NADA, E ENTAO CHOREI.

ESTAVA MUITO AGITADA E CHORAVA MUITO, ESTAVA EM CHOQUE, ISSO EU SOUBE DEPOIS.

FUI MEDICADA, E ACHO QUE DORMI ALGUMAS HORAS, E QUANDO ACORDEI JÁ ERA QUASE MEIA NOITE.

ALGUÉM FALOU MEU NOME, DISSE QUE ME CONHECIA, MAS EU NÃO LEMBRAVA QUEM ERA.

COINCIDÊNCIA OU PROVIDÊNCIA DE DEUS, O RAPAZ ERA UM SOLDADO DA AERONÁUTICA QUE ESTAVA COMO VOLUNTARIO ALI AJUDANDO E CONHECIA MEU IRMÃO TAMBÉM SARGENTO DA AERONÁUTICA.

E ENTÃO MINHA MEMORIA VOLTOU, FIQUEI OLHANDO PARA A PORTA ESPERANDO ALGUÉM DE MINHA FAMÍLIA APARECER.

MAS ATÉ NA LISTA DOS MORTOS ELES JÁ TINHAM ME PROCURADO.

DEPOIS DE TODOS OS CUIDADOS O HOSPITAL DA AERONAUTICA LIBEROU UMA VIATURA FUI CONDUZIDA PARA CASA, ONDE AO CHEGAR FUI ABRAÇADA PELOS MEUS PAIS COM TANTA ALEGRIA COMO SE SUA FILHA TIVESSE VOLTADO DA MORTE.

E VOLTEI ...

JÁ ERA QUASE UMA HORA DA MANHA, E AO SE APROXIMAR DA MINHA CASA, VI QUE TODAS AS LUZES ESTAVAM ACESAS E MUITOS AMIGOS E FAMILIARES ESTAVAM EM VIGÍLIA ESPERANDO UMA NOTICIA, BOA OU RUIM.

TODOS COMEMORAM MINHA CHEGADA!

DEPOIS DE UMA HORA MEU IRMÃO QUE ESTA PRÓXIMO AO EDIFÍCIO COMO VOLUNTARIO, POR SER UM SARGENTO DAS FORÇAS ARMADAS, VOLTA TRISTE, SEM NOTICIAS, MAS QUANDO ENTRA EM CASA E ME ENCONTRA ALI, ME ABRAÇA E CHORA MUITO, ELE ME PROCUROU ENTRE OS CORPOS CARBONIZADOS E NOS HOSPITAIS, ELE FOI MUITO FORTE!

POR VÁRIOS DIAS, MEU CORPO TINHA CHEIRO DE FUMAÇA, NÃO IMPORTAVA QUANTOS BANHOS EU TOMASSE.

MEUS CABELOS QUE ERAM LONGOS, VOLTARAM TOSTADOS E TIVE QUE CORTA-LOS.

O PIOR FOI SABER DOS COLEGAS QUE SE FORAM E AS MARCAS QUE FICARAM NA ALMA DAQUELES QUE VIVERAM O QUE EU VIVI.

NÃO TIVEMOS NENHUM TIPO DE SUPORTE PSICOLÓGICO, E FOMOS DISPENSADOS DA EMPRESA, SIMPLESMENTE COM NOSSOS MÍSEROS DIREITOS TRABALHISTAS.

O INCÊNDIO RESULTOU EM 16 MORTOS 330 FERIDOS.

MUITAS DAS VITIMAS PULARAM DO ALTO DO PRÉDIO. DENTRE AS VITIMAS FATAIS, DOIS EXECUTIVOS DA MULTINACIONAL HENKEL

O QUE CONTRIBUIU PARA QUE MUITAS VIDAS FOSSEM SALVAS, FOI PORQUE O EDIFÍCIO TINHA UM HELIPONTO, O PRIMEIRO DESSE TIPO INSTALADO EM SÃO PAULO, QUE TORNOU POSSÍVEL O RESGATE POR HELICÓPTEROS, DE CENTENAS DE PESSOAS QUE CONSEGUIRAM ATINGIR O ULTIMO ANDAR PARA ESCAPAR DAS CHAMAS.

FOI UMA VERDADEIRA PONTE AÉREA DE SALVAMENTO.

GRAÇAS AOS PILOTOS CORAJOSOS, QUE SE ARRISCARAM POR TANTAS VIDAS.

GRAÇAS TAMBÉM AOS NOSSOS BOMBEIROS, VERDADEIRAMENTE HERÓIS, ESTAVAM ALI, PRESENTE E EU PESSOALMENTE SENTI QUE ESTAVA SALVA QUANDO FUI RESGATADA POR UM DELES.

DE VEZ EM QUANDO VEJO ALGUMA REPORTAGEM SOBRE O CASO, MAS NUNCA, NINGUÉM, QUIS SABER O RELATO DE ALGUÉM QUE VIVEU HORAS DENTRO DAQUELE INFERNO.

APÓS EXATAMENTE DOIS ANOS EM 1974, OUTRO GRANDE E TREMENDO INCÊNDIO EM SÃO PAULO, FOI NO EDIFICO JOELMA, E LA SE PERDERAM MUITAS VIDAS PORQUE O EDIFÍCIO NÃO POSSUÍA UM HELIPONTO IGUAL AO DO EDIFÍCIO ANDRAUS.

ENQUANTO EU ESTAVA LÁ NAQUELE INFERNO, MINHA MÃE ESTAVA DE JOELHOS PEDINDO A DEUS UM MILAGRE.

APÓS TANTOS ANOS AINDA TENHO TODA ESSAS LEMBRANÇAS BEM VIVA NA MINHA MENTE, E SEI QUE DEUS ME DEU UMA NOVA CHANCE.

EU SOU UM MILAGRE!

miriam rufino
Enviado por miriam rufino em 27/03/2020
Reeditado em 21/03/2022
Código do texto: T6898987
Classificação de conteúdo: seguro