Chico Xavier a Criança e o General

Humanizar Chico Xavier é o mesmo que iluminar a criatura que tanto iluminou este planeta. Poucos são os seres humanos, pois o planeta está abarrotado de “bestas”, dizendo-se humanas, criaturas que se bestializaram voluntariamente por medo da vida e involuntariamente por não compreenderem os processos evolutivos.

Jhon Harley, nas entrelinhas dos versos que compõe o seu livro “O Voo da Garça”, encontro a essência de um homem que amou e ainda ama incondicionalmente a humanidade. Hora percebo o Chico, falando, hora compreendo Harley, explanado a sua narrativa que de forma suave se mescla com a delicadeza do nosso amado Chico.

A meu ver, você procura em palavras materializar no papel os resquícios de um ser que transformou os seus dias, a sua história, o seu mundo. Aquele olhar capaz de transver o mundo, possibilitou o despertar do lótus que se abrigava em você.

Quantos desejaram viver experiências com Chico, e você foi um dos responsabilizados pelo papel de amigo, ouvinte, auxiliar. Harley, ao ler as frases de amor, que recheiam a sua obra, é possível sentir a sua emoção, gratidão, respeito para com o Homem de Pedro Leopoldo. A relação do progresso da cidade de Pedro Leopoldo, da doutrina espírita e do trabalhador, Chico, que incessantemente utilizou cada segundo da sua existência física para semear o amor.

Em lágrimas encontro-me diante do teu gesto de amor para com o ser Humano Francisco Candido Xavier. Harley, o meu conhecimento não é suficiente para descrever o que sinto, como agradecer você pela oportunidade de estar perto, sentindo o calor, a dor, os medos e a essência do amigo Chico. Você o trouxe para perto, diferente de inúmeros biógrafos que o coloca distante dos homens que também estão diariamente lutando para vencer os seus limites, suas mazelas, visando o progresso.

Harley, obrigado pela possibilidade de encontra com o Homem de Pedro Leopoldo, por transver a santidade de Chico, encontrando o cisco mais brilhante que reluziu paz, humildade, caridade, amor, vida, coerência, humanidade. A garça que posou entre nós, deixando um legado multiplicador, uma garça que voou rumo ao infinito, porém, que nunca nos deixará, permanecendo com o teu olhar amoroso mesmo que a distância, entretanto, nunca ausente.