OFENSAS A IDOSOS - UM ESCÁRNIO

Na era COVID-19, tenho visto com certa constância nas redes sociais, algumas ofensas e ironias gratuitas a idosos pelo fato de estarem nas ruas e serem mais suscetíveis ao tal vírus. Assim como também são mais suscetíveis, as pessoas debilitadas por doenças crônicas, como AIDS, hipertensão, bronquite, asma e diabetes, p.ex. O patético disso é que, por muitas vezes, são velhos (as) ofendendo velhos (as), mas a maioria é mesmo de gente mais nova (por vezes nem tão nova assim). Li um comentário que chamava o idoso de egocêntrico, pois ele fazia sua caminhada pelo calçadão da praia, em Santos/SP, usando uma máscara cirúrgica. Vamos pegar apenas este caso para resumir: quem é diabético, p. ex., além dos remédios (insulina, inclusive) tem que se exercitar sempre, pois além de ajudar a regularizar a glicemia, uma caminhada ainda melhora a circulação sanguínea, principalmente nos membros inferiores, local onde ocorre o maior índice de amputações em pessoas com diabetes descontrolado (se não sabia, fique sabendo). O sedentarismo para o diabético é o passaporte para a morte. Então, antes de falar sobre o que não sabe, procure se inteirar do motivo de aquela pessoa estar ali caminhando e usando uma máscara cirúrgica. Será egocentrismo mesmo? Exemplos não faltam, mas não vou me ater a isso, caso contrário este texto iria se alongar muito, assim como não vou entrar no mérito se há ou não alguma preocupação com os idosos por parte de quem faz tais comentários. O recado que eu quero deixar é o seguinte: você que ainda é jovem e não está no tal grupo de risco, pense bem antes de lançar suas ofensas e ironias gratuitas a idosos que, bem ou mal, prepararam este mundo no qual você vive hoje e que merecem um mínimo de consideração da sua parte. Nós brigamos (é isso mesmo, brigamos) para que hoje você possa viver num país democrático. E olha meu jovem, só fica velho quem não morre antes, portanto, cuide-se. E você, que também já é velho (a), pense muito bem antes de sair por aí falando ou escrevendo essas coisinhas contra seus semelhantes. Saibam todos que, por trás de cada pessoa, existe uma história de vida que apenas a própria pessoa conhece. Portanto, não julguem e nem ofendam ninguém, pois neste jogo vocês não têm cacife para isso.

Nota (1): Sou um velho de 70 anos, com uma passagem pela UTI em maio de 2003 (tinha 53 anos), diabético insulino-dependente e faço uso de remédio oral para a hipertensão. Com tudo isso não sou nada sedentário. Ta bom ou quer mais? E não me ofenda!

Nota (2): Em tempos de COVID-19 li uma frase muito boa de Sean Wilhelm. Diz assim: “Agradeça a todos que falam sem pensar, pois eles nos ensinam muito bem o valor que o silêncio tem.”

* * * * * *