AS DUAS FACES DA MOEDA!!!

Sem dúvidas, a pandemia do corona vírus é generalizada, se alastra pelo mundo indiscriminadamente desde a corte real do Reino Unido, as mais pobres aldeias e vilarejos dos países mais pobres do continente africano, adentra nos palácios presidenciais das maiores potências mundiais da mesma forma que invade a pobre palafita onde habitam aqueles que vivem a mercê da miséria entregues a própria sorte, afinal, todos respiramos o mesmo oxigênio que se encarrega de transportar esse temeroso mal pelos quatro cantos do mundo, se não houver tratamento, para o monarca ou para o mendigo o perigo é o mesmo, pois o maldito vírus não aceita propinas e nem repara se o individuo é dotado de fartos bens materiais e dispõe de mesa farta e geladeira abarrotada dos mais variáveis cardápios alimentares, gozando de um ambiente com ar refrigerado com farto acesso aos meios de comunicação apelando para informática por E-mail, WhatsApp ou por celular, ligando para os finos serviços de restaurantes luxuosos que dispõem de pronta entrega e se encarregam de imediatamente atenderem o pedido que em breve lhe chegará as mãos em domicilio sem que corra o risco de sair as ruas e adquirir o vírus infernal, ou se a pessoa vive a mendigar o pão de cada dia para manter a sobrevivência, dependendo dos lixões para dividir com ratos e urubus as miseras sobras de comida que foram atiradas ao lixo nas ricas e pomposas mansões onde nada falta e tudo tem de sobra e assim possam adquirir mesmo que miseramente o mínimo de alimento para que possa saciar a fome dos filhos famintos que ficaram na esperança de vê-lo voltar trazendo algo para amenizar a agonia da fome que faz a barriga roncar contrastando com os soluços numa mistura cadenciada e banhada a lágrimas onde soam os acordes do desespero e da dor .

Assim estão expostas as duas faces da moeda, claro que a doença traz riscos para os dois lados, porém há de se notar que o lado mais frágil é bem mais vulnerável já que habitam em aglomerados em morros e favelas dividindo um mínimo espaço num cubículo onde se amontoam crianças, jovens e idosos muitas vezes dividindo a mesma cama, usando as mesmas roupas até mesmo compartilhando a mesma escova de dente ou pratos e talheres, o que vive assim é evidente que tem bem mais probabilidade de adquirir a doença do que aquele que dispõe de uma casa ampla onde cada um tem seu compartimento individual dispondo de banheiro onde contém sabonetes caros, álcool gel em abundância e tudo o mais que que possa lhe proteger, mesmo se contrair o vírus corre o risco sim, porém terá um tratamento diferenciado através de seu bom plano de saúde, irá para um hospital particular de referência ou fica isolado no conforto do seu lar na certeza que nada irá faltar até que esteja totalmente recuperado, essa é a face nobre da moeda.

Porém na outra face onde a carência é total e o conforto é nenhum, a situação é bem diferente, bem antes do vírus a fome já rondava por ali atormentando maltratando e até matando, mas o individuo podia se locomover sem a preocupação de contágio já que seu corpo está imune aos germes e bactérias a que se expõe diariamente, a própria natureza se encarregou de adaptá-lo ao ambiente em que vive, porém agora é bem diferente por tratar-se de um tipo de virose nova que se alastra repentinamente pelo planeta e a ciência ainda não descobriu a cura pra tamanha pandemia e esse cidadão humilde muitas vezes totalmente desenformado está cem por cento alheio ao perigo que corre e a contaminação que poderá provocar transmitindo esse mal para pais, avós, filhos, vizinhos no aglomerado em que sobrevivem onde as condições de higiene e saneamento é zero, uma vez contaminado passa para os demais componentes da família causando a proliferação da doença e promovendo a superlotação dos hospitais congestionando ainda mais o nosso tão precário sistema de saúde.

Por isso se faz totalmente necessário a recomendação médica para que o povo se mantenha isolado para evitar o contágio e assim minimizar um pouco os males dessa catástrofe.

Então estamos todos caminhando pela mesma estrada na contramão do destino e a mercê das benevolências da Suprema Divindade já que a nossa avançada ciência está aquém e tornou-se visivelmente impotente ante essa calamidade sem precedentes.

No infausto momento em que estamos vivendo de nada vale fortunas, poupanças, fazendas, joias e todo e qualquer bem material se não podem se desfrutar das mordomias a que estavam acostumados, viagens, restaurantes caros, shoppings centers, parques, praças, reuniões com vários amigos, celebrações religiosas, é a vida que está em jogo e aquele que parar pra meditar um pouco logo perceberá que esse sim é o nosso único bem que possuímos independente de qualquer classe social, e se não nos recolhermos estaremos arriscando-a numa séria iminência de perdê-la.

Acho que essa é a hora de deixarmos de lado diferenças sociais, políticas e religiosas e nos juntarmos todos numa corrente de fé e numa luta incansável para determos essa peste que assola o planeta em dias atuais.

Resta-nos sermos solidários uns com os outros e compreendermos que o caso é sério se precaver e esperar as vontades de Deus na esperança que Ele nos socorrerá.

É chegada a hora de nos conscientizarmos fazermos orações recolhidos nas dependências do lar, não importa se na pomposa mansão ou na humilde palhoça, pois para a proteção divina todos estamos disponíveis independente de qual a nação ou credo religioso somos todos filhos de Deus.

A humanidade necessita se redimir e refletir bem mais, pensar menos em bens materiais e financeiros e refletir sobre as benevolências do nosso Criador que nos ofertou esse bem maior que é a nossa vida, talvez tudo que está acontecendo seja um alerta para que a humanidade tome consciência que Deus existe e que os humanos por mais desenvolvidos que estejam estão muito distante de se igualarem a grandeza de Deus, e aí está a prova de quanto somos pequenos e frágeis ante as obras do Supremo! O Corona vírus está nos dando essa clara demonstração. Fé em Deus, esse é o caminho a seguir!

Carlos Aires

30/03/2020