O nosso Poço e a Solidariedade Espontânea ( Alerta de Spoiler)

Solidariedade espontânea. Foi essa a expressar que ficou na minha mente após assisitir ao filme o Poço. Mas o que venha a ser isso?

 

Solidariedade pode ser entendida por cooperação, sentimento de empatia, ajuda. Bastam estas três palavras para descrever o que acontece no enredo: egoismo feroz. Falta de empatia e mesquinheza.

 

Ainda não compreendo se é por vontade própria ou por pena imposta em virtude de algum delito, que os participantes são "trancafiados" em celas, talvez a palavra mais adequada seja cômodos, com outra pessoa; são obrigados a conviver um mês em cada nível em um total de, me falha a memoria agora, mas creio que sejam trezentos níveis. (São 333 níveis!).

 

Você pode passar um mês  em um nível próximo a "borda" do poço. Mas pode ir para o fundo no mês seguinte; e o fundo não necessariamente o último nível, mas algo próximo ao nível 150 já é um caso crítico.

 

Por que se ficar em cima, e quanto menor o nível melhor e por que se ficar em baixo é ruim, e quanto mais baixo pior? Simples: existe uma bela e enorme refeição. Um verdadeiro banquete. Com os pratos preferidos de casa recluso. A refeição é disposta em uma plataforma que atravessa cada nível. Os primeiros dispõem de tudo. Os subsequentes ficam aguardando a sua vez e comem o que sobrou do nível superior.

 

Como já narrei, se você está em cima, tem a oportunidade de se alimentar divinamente por um mês. Ganhar calorias, engordar, já que o mês que vem você não se sabe para qual nível será enviado. Mas há um dilema: caso você se banquetear, os níveis inferiores podem não ter o que comer.

 

Alguém que está no nível superior pode dizer: mês passado eu fiquei no nível 178. E o meu único alimento foi o cadáver do(a) meu/minha parceiro(a). Ninguém pensou em mim!" Bem, é um argumento muito forte. Mas, e se for esse o pensamento que esteja causando toda a desordem no poço?

 

Agora, refiro-me a nós, pessoas fora do poço. Vou citar um exemplo simples: uma loja em dia de Blackfride. Nessa analogia, o poço seria a porta da loja. Quem está na frente, está nos primeiros níveis, ja quem esta mais atrás... É  só ver na Internet o resultado. 

 

Os primeiros, ao serem abertos os portões, saem correndo para o seu "banquete". Quer pegar os bens mais valiosos na promoção. Pessoas se empurram. Pisoteiam idosos. Xingam-se. Destroem parte da loja. Enfim, aos últimos que conseguem entrar na loja, só lhe restam poucas coisas quebradas ou sem atratividade para esboçar uma disputa com outros desvalidos da sorte. Nítida falta de solidariedade espontânea.

 

Outro exemplo, esse mais simples ainda. Uma festa surpresa de aniversário. O aniversário de um colega na repartição. Pronto! São 100 salgados e 100 docinhos. A pessoa que recebe a encomenda pensa: 100 salgados e 100 docinhos... Se eu pegar um não ira fazer diferença. E pega. Chega outro, ao ver o lanche exposto e sem vigia, também resolve pegar alguns. Arruma bem direitinho e sai. E assim por diante. Cada um que chega parte do princípio de que o pouco que retira não sera percebido e nem fará falta.

 

Mas os cálculos foram feitos para cada um ficar com 5 salgadinhos e 5 docinhos. O aniversariante chega. Canta-se os parabéns e divide-se a comida, de sorte que fique 5 para cada, de docinhos e salgadinhos. Porém, em um determinado momento, faltam docinhos e salgadinhos, ficando alguém sem os receber. Mas todos contribuíram. Só que teve gente que não recebeu! Imediatamente cria-se aquele clima ruim. Alguém comeu mais do que o combinado.

 

Um terceiro exemplo. O quê se tem observado nessa quarentena? Pessoas desesperadas. E desesperadamente para comprar suprimentos, comidas, remédios. E a grande procura causa? O desabastecimento é por consequência,  a elevação dos preços.

 

Quem está diante de uma prateleira com álcool em gel, em algum supermercado, se sente no direito de levar quantos quiser, uma vez que ele está ali e estar, afinal, comprando! Não importa quem venha depois. Aliás, "se quisesse o produto, que saísse antes dos outros". Desta forma, quem chegou primeiro claramente está numa posição privilegiada no poço. Enquanto os demais esperam por sua vez. Isso se conseguirem sobreviver.

 

É, amigos. Parece que também estámos em um poço. A única diferença é que aqui se tem um pouco mais de espaço.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 30/03/2020
Reeditado em 03/02/2023
Código do texto: T6901963
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.