MEDITANDO EM TEMPO DE PANDEMIA

Este texto não tem como objetivo passar a meu leitor um sentimento de inconformismo, de raiva, de desesperança. Trata-se apenas de um desabafo neste momento da pandemia que assolou nosso planeta, incluindo o Brasil, minha terra tão querida.

Depois de vários dias assistindo às reportagens pela TV, resolvi abandonar, não "in totum", mas grande parte delas. Não estou aguentando mais ouvir falar de coronavírus. Das incontáveis mortes na Itália, na França, na Espanha, em Nova York, no Brasil etc. Da quantidade de gente sem trabalho, das rivalidades entre governo e oposição. Das opiniões divergentes entre os profissionais da saúde e o Presidente da República. Meu Pai do Céu!

Meu desejo é que tudo se acabe logo. Quem não deseja isso? Sem tirar o medo assustador de pegar o tal vírus, vem ainda a insegurança de que as finanças deste nosso país, que já estavam dando um sinalzinho de recuperação, vão piorar mais ainda. Meu Deus, logo agora! As pessoas estavam conseguindo um emprego...ficando mais animadas... E vem essa praga para atrapalhar tudo.

O whatsapp é um veículo de comunicação moderno, que nos traz mensagens a todo instante. Orações, correntes, falas de médicos, de especialistas, políticos, brincadeiras que, às vezes até me irritam. Quando faz um barulhinho, uma curiosidade. Será que já há uma notícia boa? Nada, por enquanto. Particularmente, não compartilho mensagens as quais não tenho certeza se são verdadeiras. Vez ou outra, para descontrair, compartilho uma “bobagenzinha” para meus amigos mais íntimos. Não um vídeo longo ou um texto intenso. Se percebo que a informação seja útil e possa ajudar meus semelhantes, acabo compartilhando. Mas, mesmo assim, pouco.

Sou religioso, acredito em Deus e tenho me apegado a Ele. Mas acho que estou precisando fortalecer muito a minha fé. Ao mesmo tempo que acredito, vem-me uma descrença e fico desanimado. Um dia desses publiquei em uma rede social um texto cujo teor transcrevo aqui:

ESTOU TENDO UMA DIFICULDADE MUITO GRANDE PARA CONVIVER COM TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO. EMBORA TENHA FÉ EM DEUS, FICO PENSANDO: QUANDO UMA MÃE PÕE SEU FILHO DE CASTIGO PORQUE ELE COMETEU UMA "LEVADEZA", POR MAIS QUE SEU CORAÇÃO ESTEJA DOENDO, ELA MANTÉM O CASTIGO. MESMO QUE HAJA MUITAS LÁGRIMAS, MUITO CHORO. ACHO QUE DEUS, EMBORA TÃO AMOROSO COMO NOSSAS MÃES, NÃO VAI CEDER, MESMO QUE CHOREMOS E IMPLOREMOS. ELE TEM O TEMPO DELE. QUANDO ELE ACHAR QUE DEVE, AÍ SIM, CESSARÁ O CASTIGO. É O QUE PENSO.

Algumas pessoas acabaram por curtir minha mensagem. Houve até alguém que comentou e concordou comigo, dizendo que Deus realmente está irado. O que se sabe é que nosso Deus é misericordioso, bondoso e não quer ver seus filhos infelizes. Mas pensei comigo, aqui. O papai e a mamãe amam muito seu filho... Isso mesmo. Há vezes que ele ou ela tem que aplicar um castigo, sem alegria, é claro, mas para corrigi-lo e ensiná-lo a encontrar o caminho da retidão. Na bíblia, o texto de Provérbios diz isso: Quem se nega a corrigir o seu filho não o ama; quem ama, castiga.

Estou aflito para que toda essa turbulência vá embora. Enquanto isso, me apego ao que dizem os profetas. Dentre eles destaco:

Isaías, 40:31

Mas os que esperam no Senhor

renovarão as suas forças

e subirão com asas como águias;

correrão e não se cansarão;

caminharão e não se fatigarão.

E o Salmo, 121:7-8

O Senhor te guardará de todo mal;

ele guardará a tua alma.

O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída,

desde agora e para sempre.

E assim sendo, preocupado com o futuro, mas confiante, aguardo a manifestação de nosso Deus que, certamente, com pena de seu sofrido povo, lhe fará uma boa surpresa em breve.

LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA
Enviado por LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA em 31/03/2020
Reeditado em 27/08/2020
Código do texto: T6902517
Classificação de conteúdo: seguro