Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O ignorante e o avaro

As palavras do autor que terminei de ler são sábias. Falam-nos da tendência à escassez de água potável, das incertezas quanto ao clima, da poluição, das enchentes nos rios, do aquecimento global e dos riscos pela destruição da camada de ozônio.
Como se tudo fôssem coisas da Natureza e a humanidade refém dos seus caprichos, descreve-nos com competência os fenômenos como eles são e os males que deles advirão.

No entanto o que acontece no mais das vezes é que deixamos de enfatizar um dos aspectos mais importantes para o equilíbrio auto-sustentado do planeta - O Homem é o principal predador.

Com os avanços da Ciência e da Medicina nos últimos três séculos alcançou-se taxas de crescimento demográfico insustentáveis e capacidade de intervenção e agressão à Natureza sem precedentes.

Os Sistemas políticos e econômicos experimentados não resolveram as questões da Educação e da Ética.

Pelo descompasso entre a Ciência e os Valores Morais, Éticos e Culturais da Humanidade, vivenciamos a explosão da barbárie e do vandalismo, cada dia mais degradando e delapidando o único habitat da espécie humana no Universo. Há gente demais no Planeta e o conceito do gigantismo é pernicioso.

O Homem ignorante e o avaro são nocivos. Na verdade são parceiros que têm os mesmos valores - ambos  priorizam o consumismo e as condições materiais de vida, o ter em detrimento do ser.

-----------------------------------------------------------------

"O RELÓGIO DO MUNDO" site com informações de indicadores estatísticos:   http://www.poodwaddle.com/clocks2es.htm
 

 
Marco Bastos
Enviado por Marco Bastos em 11/10/2007
Reeditado em 12/10/2007
Código do texto: T690394
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para "http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=1583 "). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marco Bastos
Salvador - Bahia - Brasil, 73 anos
1717 textos (89871 leituras)
2 áudios (509 audições)
1 e-livros (797 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/12/17 01:28)
Marco Bastos