Conto, com certeza

Há alguns anos, tenho ouvido de brasileiros, inúmeras vezes a expressão "com certeza"; isso remonta-me ao início dos anos 80, quando uma emissora de TV apresentou uma espetacular série, com o título " A era da incerteza " , a partir do livro do ilustre pensador e economista , John Keneth Galbraith, para mim, um dos melhores dos últimos tempos, até porque hoje a maioria dos economistas sequer sabe pensar; será que eu sei? rs.rs.rs.rs........ mas este preâmbulo, que será retomado em outro momento , é para refletirmos sobre a única certeza da vida, embora Benjamin Franklin tenha dito que são duas : " A morte e os impostos "......... No Brasil, costuma-se dizer que os impostos, de tão elevados, estão à beira da morte; que pena, só chegam à beira; deveriam morrer juntos, levando também quem os imputou até os níveis atuais, rs.rs.rs.rs.... Os nossos " queridos " políticos da esquerda, que sempre fizeram "tudo pelo povo", elevando a carga tributária, num País pobre, para os seus gozos e privilegiados, sem falar, então, da farra do boi; acho que por isso, quando morre algum deles o inferno faz festa.......

Assim, como os impostos não morrem, vamos à única certeza, da qual, parece-me que o povo temerário, cuja maioria ainda é religiosa, é a MORTE! Ainda bem que ela existe, muito embora a maioria ainda vive o seu dia a dia ignorando ou esquecendo dessa única certeza. Uma das minhas maiores diversões, ao longo de alguns anos, foi quando tentei conversar com pessoas sobre a morte e sempre ouvi, da maioria,: " vira essa boca para lá; vamos falar de outra coisa " .

Por isso, carpe diem, mesmo para aqueles que não tem jardim para carpir, como eu, rs.rs.rs..... sempre é bom lembrar-se de que o "se isso ou se aquilo" faz parte do passado; e o "quando isso ou aquilo", será um futuro que ainda não chegou. Assim, quando a única certeza chegar, não adianta nem querer fugir para Marrakech , como fez o servo de um amo, cuja lenda é mais ou menos assim:

Na antiguidade, havia uma amo com muitos servos, sendo um deles o preferido e o mais querido pelo amo, quando, num determinado dia, depois de retornar do mercado, este servo estava apavorado e disse para o amo: " encontrei a morte no mercado; não fico mais aqui, vou fugir para Marrakech". E lá foi ele..... Inconformado, o amo dirigiu-se ao mercado à procura da morte; encontrando-a disse-lhe:" Por que você fez isso, assustando o meu melhor servo, que deixou-me e fugiu para Marrakech! " . A resposta foi : " Mas que coincidência, é justamente lá que hoje eu tenho um encontro marcado com ele!"

Assim, quando ela chegar, nem pensem em fugir para Marrakech, outro lugar qualquer, porque talvez os aeroportos estejam interditados por muito tempo rs.rs.rs........ Acho que por isso é que os políticos estão apavorados, porque não terão para onde fugir e muito menos usufruir o que roubaram. Aleluia...........Acho que nem o demônio os quererá, porque terá muito trabalho para aumentar o tamanho do inferno, que já está cheio deles; e não bastasse todos os advogados que lá estão rs.rs.rs.rs., agora mais políticos ainda.......

Eu, que já adentrei na contagem regressiva, divirto- me cada vez mais, e olhem que já estou no lucro extra, porque muitos amigos e companheiros partiram, para onde eu não sei, mas uns foram para o " céu ", outros para o " inferno", outros ficaram 7 palmos debaixo da terra, etc; cada qual com a sua preferência, ou com a sua ignorância rs.rs.rs........E, por falar em ignorância, é bom lembrar de uma citação de Einstein : " O nosso conhecimento vai até o limite de nossa ignorância". Acho que por isso é que há tantos evangélicos no Brasil, os que vieram na esteira da universal. Os tele-evangelistas do boleto bancário, cujo único alívio que proporcionam aos fiéis á o alívio do saldo bancário; é a religião da barganha..... Cada um se apresenta com o seu mote ; chegando a pedir para salvar a obra de Deus, como se Deus precisasse de salvadores, e também, como mestres na arte da enganação, uma delas apresenta inovações como " propósitos ": Ouro, prata e bronze; será que é para ir para o céu, purgatório ou inferno...rs.rs.rs..... Aleluia........ Isso me faz lembrar do eminente pensador, o saudoso Rubem Alves,Teólogo, pastor, professor, na Unicamp, etc. , autor de belíssimos livros, como " Ostra feliz não faz pérolas" e "jabuticabas", excelentes para se ler nesta quarentena, que disse para não confundir evangélico com protestante.

Pena que nem quarentena tem mais quarenta dias; acho que deve ser por causa da síndrome do pensamento acelerado...rs.rs.rs.........

Eu, que sempre gostei de pescar, nem almas consigo pescar, porque ninguém mais tem tempo para nada, aliás, por esses dias, enquanto não confinaram-me, deparei-me com uma placa, na qual estava escrito: Não tem tempo? Aproveite que ele está passando" ; eu complementaria incluindo " e não volta mais" .

Coisas mais ou menos como disse Heráclito há 2500 anos " quem não tem 2/3 do tempo para si é escravo "; vivam os escravos " modernos" rs.rs.rs...

A coisa acelerou tanto, que mesmo que eu me chamasse Pedro, não conseguiria pescar nada, embora eu tenha o nome de três santos: Antonio, Carlos e d' Ávila - Santa Tereza d' Ávila - que maravilha, poderia ser "canonizado" ainda em vida rs.rs.rs....... Por um fio, o destino poupou-me, não de ser santo, mas de chamar-me Frei Caneca, porque eu nasci na antiga Maternidade São Paulo , em cujo quarto, onde mamãe estava, dava esquina para as ruas Antonio Carlos e Frei Caneca, e como ainda não haviam escolhido o meu nome, o meu pai, acho que para pensar, debruçou-se no para-peito da janela, a do lado direito, que dava para a rua Antonio Carlos; já imaginaram se tivesse sido para a Frei caneca? Eu teria que fazer como aquele sujeito que viveu na época do Getúlio, que não se conformava com o seu nome, época em que os cartórios não alteravam os nomes depois do registro, acabou conseguindo uma audiência com o Presidente, para poder mudar de nome: Por quê, indagou-lhe Getúlio? - É porque eu me chamo Getúlio bunda! Horrorizado,perguntou-lhe: E como você gostaria de chamar- se? Pode ser Zé bunda mesmo" rs.rs.rs........

Por essas e outras, vou voltar a pescar, e dar um by pass na morte, porque tem um ditado chinês que diz, que no tempo de existência da vida do homem, Deus não computa os dias que ele passa pescando. Assim, quando alguns de vocês reencarnarem novamente e encontrarem um velhinho, bem velhinho, pescando, soi jo....... E, como vai ser difícil continuar enganado-a, por isso, quando ela chegar, simplesmente direi : Oh!, querida, por que demoraste tanto, já estava com saudades e não aguentava mais ficar pescando........e, também "aporrinhar"os receptores dos meus e-mails que já devem estar pensando: esse cara não desencarna rs.rs.rs........

Ela é maravilhosa, porque é a morte, e não o morte, tudo que é feminino é maravilhoso: a mãe, a Terra, a água, a flor, a felicidade, a manhã, a noite, a harmonia, a música, a gestação, a natureza, a lição, etc......... Ah! A vida, por isso, todos os dias pela manhã, adoro, quando olho no espelho e vejo que tenho mais rugas e mais cabelos brancos e, ao sair ao jardim, olho para o Céu e agradeço por mais este dia encarnado neste Plano, este Planeta escola maravilhoso.

Assim, além de outros tantos agradecimentos, em especial ao Mestre dos mestres da escola da vida e do Psicoterapeuta da humanidade , agradeço assim: Mestre Jesus, obrigado por vossos ensinamentos; que eu possa compreende-los, assimilá-los e saber praticá-los comigo e com o próximo, sabendo construir e desenvolver a consciência da imortalidade e da impermanência, na condição de espírito encarnado que sou, em minhas ações, atitudes, relacionamentos , pensamentos, enfim, na minha forma de ser, querido Mestre.

Agradeço também ao Sol, que, pela foto síntese, se doa para que tenhamos vida, mas que um dia também deixará de existir e se transformará, depois de uma explosão, em um supernova, num permanente e contínuo moto perpétuo, ad eternum..........