HISTORIAS DA VILA - PROFISSÕES

HISTORIAS DA VILA

PROFISSÕES

Quando da ocupação da vila, os primeiros moradores eram geralmente do interior e da roça tentando a sorte na capital e não traziam consigo nenhum oficio ou profissão, acabando assim por a maioria se empregar na construção civil, de onde tiravam o dinheiro necessário para o sustento de suas famílias.

Já a geração seguinte tomou novos rumos, e o engraçado é como um vai puxando o outro, reafirmando uma tendência do local, isto aconteceu na vila, indo a maioria para o setor de transporte coletivo. O primeiro a ser lembrado é o Sr. Leonidio da D. Adelina, pai do Elcinho,Ailton e do musico Ronaldo Leon, o Germano e seu irmão Tininho, o Négo da D. Luiza, a família da D. Terezinha com seus filhos Trovão, Pingo, Bezerra, Beca e o Dala, a família do Sr, Geraldo com Raimundo popo, Luiz Brochinha, Dão e o Miguel, a família do Sr. João com Paulo Tiriça, Esquerdo e o Lelo, este que voz escreve e seu irmão Nino, o urutu a Selma e outros . A maioria começando na função de trocador/cobrador, tendo muitos seguidos na profissão de motorista e chegado ate a gerencia de empresas de transportes. Faz se notar que a maioria começou muito cedo com a idade de 13 e 14 anos e passado os anos, vemos todos bem sucedidos com famílias criadas e dando bons frutos para a sociedade.

Hoje com a extinção da função de trocador e a proibição de menor de 16 anos de trabalhar, vemos os adolescentes entregues a própria sorte, vagando pelos becos e ruas, tornando assim presa fácil para o ilícito.

Charles Vagner

Charles Vagner
Enviado por Charles Vagner em 04/04/2020
Código do texto: T6906341
Classificação de conteúdo: seguro