Imagem: defendendoafecrista.wordpress.com

           QUARENTA, UM NÚMERO MISTERIOSO
 
          Acredito que pouca gente sabe que vivemos num mundo de muitos mistérios. O livro mais lido do mundo que perdurou e ainda perdura por séculos é o livro sagrado dos cristãos, ou seja, a nossa Bíblia Sagrada. Nela há muitas coisas a serem desvendados do início ao fim. Deve ter algum mistério o número 4 e seus múltiplos de 10 e de 100. Vários exemplos nas Escrituras que utilizam esses numerais 4 e 40 principalmente. A referência a 400 fala do tempo em que o povo hebreu ficou no Egito. Na Bíblia está escrito que foram 430 anos, mas está na casa dos 400.
          
          Relata na Revelação 4 cavaleiros (do Apocalipse) que derramarão 4 pragas na Terra. São 4 anjos que ocuparão os 4 cantos da Terra. Segundo alguns estudiosos da Teologia, Jesus ficou 40 horas morto, depois ressuscitou. Foram 4 evangelistas que escreveram a história de Jesus. São Mateus e são Lucas relatam os episódios no capítulo 4 de cada um deles a tentação que o diabo fez para o Divino Mestre. Também no décimo sétimo capítulo do Segundo Livro de Reis capítulo 7 narra a história de 4 leprosos que entraram no arraial do acampamento dos sírios. O Exército da Síria queria acabar com o povo hebreu. O Todo-Poderoso interviu na guerra. Os sírios ouviram um tropel sobre as árvores e ruído muito forte de carros e cavalos. Com medo recuaram rapidamente, deixando para trás o acampamento com tudo o que haviam levado. Os homens com lepra voltaram e deram a notícia ao comandante de Israel. Estes tiveram um papel de suma importância nessa batalha.


          Quanto ao número 40, há muitos mistérios. Quem costuma ler a Bíblia Sagrada deve ter observado quantas coisas aconteceram em 40 dias.  Nos dias de Noé, Deus fez chover 40 dias e 40 noites. No livro de Êxodo um dos escrito por Moisés diz que o mesmo passou 40 dias e 40 noites em jejum no Monte Sinai quando subiu para receber as Tábuas da Lei de Deus (Os dez mandamentos). Em Números capítulo 14 diz que o povo de Israel demorou 40 anos para atravessar o deserto. Segundo as pesquisas, este mesmo tem uma distância de aproximadamente 200 quilômetros, e se fossem em linha reta demorariam 40 dias apenas. O profeta Elias passou 40 dias e 40 noites andando até ao Monte Horebe. O profeta Jonas apregoou arrependimento para Nínive. Profetizou que se não se arrependessem, em 40 dias o castigo de Deus chegaria e a cidade seria destruída. Jesus Cristo logo após o batismo no Rio Jordão foi para o deserto e lá permaneceu por 40 dias e 40 noites em jejum. Depois disto que começou o Seu ministério. Quando o Senhor morreu e ressuscitou ficou ainda 40 dias com o Seus discípulos depois ascendeu aos Céus.

          Acredito no mistério do número 4 e principalmente do 40. Creio que não foi uma coincidência ter todos esses números, e em cada quarentena acontecia alguma coisa para o bem da humanidade e principalmente para aqueles que acreditavam e tinham fé no Deus Todo-Poderoso, Criador de todas as coisas.
 
(Christiano Nunes)