MELINDRES DIGITAIS

A vida moderna e suas tecnologias facilitam muito nossas vidas. Lembro quando dependíamos unicamente do e-mail para mandar uma mensagem de texto, as formalidades exigidas e a demora do retorno sempre me frustravam. Hoje há ferramentas mais eficientes que permitem respostas, muitas vezes, imediatas, mas não dá pra negar que surgem novas e cansativas demandas que precisamos administrar com cautela e sensibilidade.

Não que eu seja um defensor do adágio “O computador surgiu para resolver os problemas que antes não tínhamos”, pois é inegável a importância dessas máquinas no cotidiano de pessoas e empresas, sem falar da contribuição à medicina e a outros campos importantes, mas se não tomarmos muito cuidado, algumas dessas maravilhas digitais nos escravizam e quanto maior sua solidão e vaidade, maior o grau de servilismo.

Fiquei surpreso com a quantidade de clínicas de reabilitação para dependentes digitais mundo afora. Uma pesquisa acaba de anunciar que cerca de 10% dos brasileiros já são viciados digitais e os estudiosos aprofundam as pesquisas nesses fenômenos. O que se vê pelos lugares públicos é que realmente isso vem impactando a vida em sociedade, causando muitos transtornos nas relações reais, o velho olho no olho.

Dia desses me propus a passar algumas horas sem verificar as minhas redes sociais, sempre temos alguma “desculpa” para dar aquele check up que, normalmente, acaba se tornando mais que uma simples conferida. O fato é que nesse dia coloquei como propósito viver intensamente uma vida off-line, sem interrupções digitais. Não tive nenhuma tremedeira aparente, tampouco aqueles suores típicos, mas confesso que se não estivesse ocupado com outras coisas, seria mais difícil controlar a ansiedade.

O mais curioso foi analisar a reação de alguns amigos, quando, enfim, fui abrir as mensagens. Pontos de interrogação reprovadores, críticas pela demora no retorno de recados e outras indelicadezas. Estamos ainda num estágio muito infantil no que tange a esses aplicativos, ficamos mimados com essa tecnologia que privilegia mais a rapidez que a reflexão, mais o instantâneo que o perene. Que sejamos perdoados por todo esses melindres tecnológicos e possamos amadurecer, digital e eticamente amadurecer.