AGÁ MAIÚSCULO

Essa história de provar a masculinidade a todo momento, às vezes, dá nos nervos. Vejo amigos que abrem mão de tantas coisas que gostariam de fazer para preservar o que, em suas mentes adoecidas, seja uma imagem de macho alfa, tudo bobeira! Acho mesmo que um homem de verdade foge a estereótipos, tem sua própria identidade e faz suas escolhas pautado em sua consciência, não no que os outros vão pensar.

Homens com agá maiúsculo sabem contemplar a verdadeira beleza, aquela que às vezes os olhos não veem. Homens com agá maiúsculo percebem que as rosas, apesar de sua aparente delicadeza, têm espinhos e entendem que isso faz parte sua natureza. Homens com agá maiúsculo compreendem que a magia da sensualidade mora no mistério.

Esses homens entendem que a vida e as mulheres são feitas de ciclos e que ambas não têm roteiro. Eles são especialistas em decifrar olhares e silêncios. Decoram alguns poemas para certas ocasiões e, ainda que não mandem flores, trazem-nas dentro de si e as transbordam na delicadeza de seus gestos.

Eles já captaram que o universo feminino é uma dízima periódica intrincada. Alcançaram o conhecimento sobrenatural e por isso, e só por isso, entendem a importância de uma bolsa, que não é um acessório e sim um membro essencial do corpo de uma mulher. Eles têm a elevada sensibilidade de reconhecer a desgraça em uma unha quebrada.

Atingiram um grau de compreensão capaz de desvendar o significado de um choro, que sabem nem sempre ser de tristeza. Eles carregam em si o ensinamento de Adélia Prado porque sabem que “a coisa mais fina do mundo é o sentimento”.

São artífices em elegância e têm ciência dos efeitos medicinais de um elogio. Entendem que beijos e sapatos sempre são insuficientes para o universo feminino. Às vezes, eles causam até certo espanto, porque conseguem enxergar a alma e adivinhar uma palavra, antes mesmo de ser dita.

Mesmo sem músculos torneados, eles trazem a força descomunal de abrir latas de ervilhas e a incrível coragem de matar uma barata, se for preciso. Eles transmitem segurança até quando estão dormindo. Os verdadeiros homens com agá maiúsculo sempre sabem fazer algum prato especial, em um momento especial e, mesmo quando não sabem, (essa foi pra me safar) conhecem aquele lugar que entrega em domicílio, o que dá “quase” no mesmo.

Eles têm inteligência para entender os inúmeros significados de uma dor de cabeça e a prudência necessária para não decifrá-los em voz alta. Já descobriram que atenção é essencial e sabem o risco de morte que pode significar a frase “não reparou nada de diferente em mim?”.

Mais do que tudo, esses homens fazem de sua incompletude algo positivo. Eles também têm suas fraquezas, vá lá (conheço um que tem medo de altura), contudo elucidaram que os detalhes têm muito valor e que algumas mudanças são inevitáveis, sejam no cabelo ou na vida (o que secretamente sabem ser sinônimos).

E por entenderem que o amor é uma planta que exige cuidado extremo e que pode brotar fora do tempo, esses homens com agá maiúsculo sabem que tem horas que é preciso pisar no chão de leve, pedir perdão e recomeçar.

Enfim, homens com agá maiúsculo não estão em toda parte. Não são fabricados, são lapidados ao longo de anos por mulheres com “eme maiúsculo”... E o pior é que alguns pensavam que era só deixar aquela barba de lenhador, ledo engano...