TEATRO ZAQUIA JORGE, EM MADUREIRA

ESTÁ SOBRANDO MULHER

Em 1959, Tangerini escreve a revista ESTÁ SOBRANDO MULHER, encenada no Teatro Zaquia Jorge – Empresa Oswaldo – em Madureira, subúrbio do Rio.

A atriz Dinorah Marzullo, cunhada de Nestor Tangerini, é uma das estrelas do espetáculo, como veremos abaixo. Dinorah era casada com o grande ator Manoel Pêra, e as filhas do casal, Marília e Sandra Pêra, deram continuidade ao DNA da família, trazendo vida e luz ao teatro brasileiro.

Enumeramos aqui alguns quadros, com respectivos personagens e atores, ainda que outros esquetes estejam perdidos.:

ELAS POR ELAS – Inocência – Dinorah Marzullo, Cornélio – Humberto Fredy, Timpanas, português – Vicente Marchelli; ATÉ O SENHOR PAGAVA – Cabo 42 – Vicente Marchelli, AMA – Helena, Melindroso – Evilásio Marçal, Malandro – Humberto Fredy; ESTÁ SOBRANDO MULHER – Comentador – Evilásio Marçal (43).

No extinto jornal ULTIMA HORA, naquele ano, por ocasião da montagem da peça, escreve Mister Eco, a respeito de Nestor Tangerini, em sua coluna:

“MADRUGADA/MOVIMENTO / TOURBILLON:

12 - Aos apressados que pretenderam corrigir Nestor Tangerini, por Ter usado o título Está Sobrando Mulher para a revista do Teatro Zaquia Jorge, achando que o certo deveria ser Estão Sobrando Mulheres, Mister Eco aconselha travar relações com sinédoque – se isso é palavra que se escreva – é figura de estilo que autoriza aquela construção gramatical e naturalmente foi usada por Nestor Tangerini, que não é nenhum Jota Maia, gente. Além de revistógrafo, Nestor Tangerini é douto em sintaxe”.

Do livro Perfil quase perdido, de Nelson Marzullo Tangerini,

Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ, 2000.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 15/04/2020
Reeditado em 15/04/2020
Código do texto: T6918194
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.