São Paulo, Farol do Brasil!

Outro dia, lendo um texto de um escritor recém-chegado ao recanto, algo cutucou-me a memória e chamou-me atenção: a maioria dos escritores(profissionais ou amadores),que conheço neste site, e de outros de literatura, são de origem paulistanos.

Foi a partir desta observação que resolvi "viajar" para São Paulo, pegando o bonde de sua História (já que ainda não o conheço geograficamente),e arrisquei-me a escrever algumas linhas

sobre esta terra que esplêndidamente pulsa no coração do Brasil.Fiz uso do verbo "arriscar", pois é preciso certa coragem e sapiência (coisas que admito que não tenho), para retratar a grandeza de um povo "heróico, e de brado retumbante", que é o povo paulistano.Sim, São Paulo é um estado que pulsa, que quase nunca descansa, sempre gerando trabalho, fontes de renda e contribuindo em muito para o progresso do Brasil.Apesar de retrocessos que nosso país atravessa em sua história, o paulistano, pelo menos em sua maioria, sempre primou pela ordem,pela educação,sabendo ser esta uma das bases para o progresso de qualquer nação.

Não subestimando a grandeza e os valores dos demais estados do Brasil que tanto amo, constatamos que em vários momentos difíceis de

nossa história, o Estado de São Paulo atuou como um verdadeiro farol no Brasil, a indicar-nos um caminho promissor do futuro.

Foi alí, ás margens do Riacho Ipiranga,que o Imperador, D Pedro1, aconselhado pelo paulistano José Bonifácio e outros patriotas ,proclamou a nossa Independência do domínio de Portugal, Sim, foi a partir dali, que ecoou pelo Brasil afora, os primeiros ecos de nossa independência.

Foi em São Paulo, que em 1932, um grupo de tenentes militares, levantou contra um Presidente ditador, em defesa dos valores constitucionais ,que este havia suspendido, tão logo chagara ao poder.

Foi alí, que em março de 1964, cerca de 50 mil mulheres paulistanas tomaram as ruas da Avenida Paulista, contestando o Governo Goulart, cuja políticas aproximava o Brasil dos ideais comunistas da extinta URSS. Graças a este ato heróico, nosso país foi LIBERTO,através de uma intervenção militar, dos perigos do comunismo, que ameaçavam não só o Brasil, mais a Europa e América Latina, na época.

Mais recentemente, muitos jovens patriotas, paulistanos, tem liderado no País uma resistência feroz contra a corrupção e a impunidade nos governos, através do Movimento BRASIL LIVRE. Sim,São Paulo respira e inspira liberdade, tanto em sua história quanto na modernidade.

São Paulo é um celeiro de cabeças pensantes! São impressionantes a gama de escritores e artistas que este Estado produz a cada dia!Vale destacar os autores que a todo momento vão chegando ao recanto das letras, e aqui vão fazendo história.São textos de conteúdo riquíssimos! Eles irradiam cultura! Tem paixão pelo saber! Entre tantos outros mestres, destacamos Jacó Filho, Norma Silveira, Charles Lima,Maria Augusta da Silva Caliari, James Assaf e Alessandro Nogueira(que conheci recentemente, neste site). Também pudera,minha gente! São Paulo foi o berço da Semana de Arte Moderna,em 1922! Foi através deste evento, que inauguramos o movimento Modernista no Brasil, uma era de ouro na história de nossa literatura!

São Paulo também faz gools no campo da solidariedade! No ano de 2015,na tragédia que ocorrera na cidade de Mariana,em Minas Gerais, empresários paulistanos, foram os primeiros a deslocarem toneladas de alimentos e vestes para aquela população carente.

O que explicaria tanto sucesso, desde sua origem? Audácia? o nome de um santo famoso? foco no desenvolvimento sustentável? na busca incansável de conhecimento? Talvez o conjunto de tudo isto!

Atualmente, sabemos que sem a coragem de muitos paulistanos e sua enorme contribuição para com a ordem,o progresso e o desenvolvimento no Brasil, talvez a nossa história tomasse rumos diferentes e mesmos sombrios.

Como brasileiro, orgulho-me da contribuição deste estado para a nossa economia, a política e a nossa cultura em nosso País.Embora não o conheça pessoalmente,amo seu povo, sua história e seu legado.

Á Cidade de São Paulo, que nesta semana, completa mais uma primavera, ao povo paulistano, aos leitores e escritores recantistas,e aos provedores deste site que tanto amo, dedico a rosa vermelha desta manhã!

Bom dia, São Paulo

Bom dia, Brasil.

Bom dia, Brasil

Eliasoliver
Enviado por Eliasoliver em 16/04/2020
Reeditado em 22/05/2020
Código do texto: T6918686
Classificação de conteúdo: seguro