SEM INÍCIO, SEM MEIO, SEM FIM

A falta da conclusão é uma característica de certas pessoas, talvez por uma dificuldade imanente de identificar seus objetivos, seja nos relacionamentos pessoais, ou mesmo de forma generalizada, em suas circunstâncias. Nessas pessoas, com essa síndrome do inconcluso, pode-se observar uma contumaz interrupção nos seus projetos, ou mesmo no desenvolvimento das ideias. Aliás, isso pode ser observado na abundância de textos confusos e inacabados, que não permitem uma interpretação coerente, nem para os mais perspicazes leitores. Não apreciamos a confusão, nem mesmo o enigmatismo, sempre exposto na linha do “decifra-me ou te devoro”. Os projetos, as atitudes, as ideias expressas, e o próprio comportamento, devem possuir objetivos definidos, com início, desenvolvimento e conclusão perceptíveis, excetuadas as conveniências pessoais que eventualmente, estejam protegendo interesses legítimos, de conveniente resguardo. Há que se admitir, é claro, o esmero de intelectualidades mais requintadas, que exigem conexões compatíveis, e que evidentemente admitem a possibilidade da compreensão pelos patamares correspondentes. Neste caso, inclui-se também, a heteronímia, conferindo ao escritor e ao poeta, a exposição das suas habilidades e sutilezas de manterem o fascínio das ilusões personalizadas, mas preservando aos leitores o exercício da perspicácia da interpretação, cuja percepção pode revelar os bastidores do escritor e do poeta, vinculando-os aos seus camuflados personagens.

Podemos ainda considerar, que se não há pretensão de ser compreendido, não há também razão para a expressão. Se não há um propósito de conclusão, que satisfaça a pretensão da exposição das ideias, não convém nem dar o início. Porém, toda a amplitude desta questão se relaciona ao âmbito da racionalidade, pois no terreno espiritual, a conexão é exclusivamente de espírito para espírito. Resta a expectativa, de que este texto preencha os requisitos que baseiam a proposição, e que seja perfeitamente compreendido. O objetivo está definido, existe o início, também o desenvolvimento e a conclusão, concluo.

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 18/04/2020
Código do texto: T6920914
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.