Em um momento tão atípico pelo qual passamos atualmente, algumas famílias estão verdadeiramente se “conhecendo melhor”. A convivência obrigatória e por um longo período pode trazer uma grande experiência e reavaliação de alguns conceitos preconcebidos. Esse é o efeito “CORONAVÍRUS”.

Os filhos, a grande realização na vida da maioria das pessoas!!! Uma experiência única e inesquecível!!! Quando eles nascem a vida toma um novo sentido. As prioridades agora são outras. Antigamente vinham em grandes números, quatro, oito, mais de dez por família.

Hoje, os tempos são outros, menos filhos nascem, porém, as preocupações não são menores, ao contrário, parecem que a cada dia aumentam ainda mais. Educar é uma tarefa cada vez mais difícil. A rotina das famílias mudou, o mundo mudou. A ausência dos pais e o tempo de convivência são cada vez mais escassos. A violência está à porta de nossas casas. As regras de educação mudaram e muito.

Muitas vezes alguns pais delegam, erroneamente, a educação dos filhos à escola. Os filhos deixam o ambiente familiar muito cedo para a convivência escolar. A cobrança exacerbada aos professores como se estes fossem os verdadeiros reponsáveis pela educação de seus filhos é uma realidade. Ledo engano!!! Por mais uma vez se faz necessário retornar ao passado, quando os pais apoiavam os professores, mas hoje, o apoio é incondicional e irrestrito aos filhos. Afinal, os pais conhecem muito bem seus filhos, eles jamais fariam aquilo e não faltariam jamais com a verdade, sabem exatamente como foram educados!!!??? O MEU FILHO NÃO!!!...

Imaginem então quando um filho é um dia preso ou abordado pela polícia. Obviamente a polícia está errada. O policial cometeu abuso de autoridade ou o filho foi vítima de um engano. Aquela substância entorpecente encontrada com seu filho(a) não era dele(a), foi plantada pela polícia ou era de um colega, seu filho estava no local errado e na hora errada. Os pais sempre alertam aos filhos sobre os malefícios dessas substâncias. O MEU FILHO NÃO!!!... São tantas as situações que colocam em jogo a reputação dos filhos.

Os filhos, a grande realização na vida da maioria das pessoas!!!

Como todo ser humano, os filhos possuem características diversas. Por vezes a mesma educação, o mesmo convívio, formam pessoas e personalidades distintas, influenciados por fatores internos e externos. Podem até possuir semelhanças mas um não é totalmente igual ao outro. Do mesmo seio familiar, algumas vezes, surgem pessoas de bom caráter e outras de caráter duvidoso.

E qual seria o papel dos pais? Defender os filhos acima de tudo?

Os pais devem defender os filhos sim, esse é um papel fundamental e essencial.  Devem defendê-los até o limite do bom entendimento, onde a emoção jamais supere a razão. Quantos pais têm se decepcionado com seus filhos. Crianças que sequer chegaram à puberdade ameaçando seus pais de acionarem o Conselho Tutelar. Que chantageiam e impõe suas vontades a todo o tempo. Pais que entregam dinheiro a seus filhos para que estes não furtem com o objetivo de arrecadar algum valor para a aquisição e o consumo de drogas. Filhos acusando os pais idosos e buscando sua interdição judicial para que não gaste sua “herança”. E todo aquele patrimônio reunido a duras custas durante a vida toda pelos pais são dilapidados em pouco tempo após a sua partida. Quando não causam discórdia e desunião entre os filhos.

Não se pode culpar alguns pais por defenderem seus filhos a todo custo e de buscarem proporcionar tudo o que tiver ao seu real alcance, muitas vezes em razão de necessidades que passou quando criança e pelo fato de não desejarem que seus filhos vivam a mesma situação. Contudo, os filhos devem aprender a valorizar todas essas questões.

Quem, quando criança, nunca mentiu alguma vez para seus pais? Sim, os filhos também faltam com a verdade. As vezes uma simples mentira, outras uma mentira extremamente grave.

Sim senhores pais,  OS SEUS FILHOS SIM!!!...

Os filhos, a grande realização na vida da maioria das pessoas, também faltam com a verdade, também fazem coisas erradas, também causam discórdia, também desobedecem aos pais e podem fazer coisas inacreditáveis e terríveis. Poucos filhos podem fazer tudo o que foi citado, muitos podem fazer algumas coisas e, raríssimos, nunca farão nada disso!!!...

Sim senhores pais,  OS SEUS FILHOS SIM!!!...

Mas o que fazer então? Como em tudo na vida, façam suas avaliações e tomem suas providências de acordo um parâmetro mediano, ou seja, nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. Façam tudo o que esitver ao seu alcance por seus filhos, mas não esqueçam de viver e aproveitar suas próprias vidas. Busquem não perder a legítima autoridade de PAIS, não admitam ser tratados como se fossem irmãos mais velhos ou, pior, irmãos mais novos. Ensinem seus filhos a lidarem com suas frustrações, a assumirem os erros e as consequências de seus  próprios atos. Não deem a seus filhos a razão que eles não tem!!! Orientem sobre os seus direitos, mas principalmente sobre as suas responsabilidades e seus deveres. E sobretudo, ensinem a seus filhos o que é e o porquê de um "NÃO". Debatam sobre respeito, sobre disciplina. Falem sobre bondade, sobre ajudar o próximo...

Acima de tudo, assumam a total responsabilidade pela educação dos filhos, ambos os pais, não se utilizem de suberfúgios para transmitir essa responsabilidade a unicamente um dos pais, aos avós, aos professores ou a qualquer outra pessoa. 

Devem amar, defender e acreditar, mas sejam realistas e não deixem que a cegueira da emoção os impeçam de enxergar a realidade. 

Ensinem o caminho, paguem os estudos, se assim for possível, e deixem que alcem os seus vôos. Permitam que eles façam seus planos e trilhem seus caminhos, mas não significa que são os pais quem devem arcar com todo o ônus dos sonhos dos filhos. Eles também são capazes de fazê-los por si próprios, sem que seja necessário o total aporte fincaneiro dos pais. Em tempos pretéritos, quando fazíamos nosso planos, o primeiro passo era trabalhar para reunir o valor necessário. Hoje, em muitos casos, os planos de alguns filhos envolvem apenas o dinheiro e o esforço dos pais.

Após tantos anos de dedicação, os pais têm direito a usufurir minimamente do esforço e conquistas de uma vida inteira. 

Aproveitem esse momento de convivência para buscar conhecer um pouco mais sobre seus filhos e, acreditem, não importa a idade, eles podem mudar totalmente de comportamento quando estão distantes dos pais. Isso é fato. 

Os filhos, senhores pais, são sim a grande realização na vida da maioria das pessoas!!! Eles trazem muitas preocupações e muitas, muitas alegrias. Quem ama protege, quem ama educa, quem ama diz não, quem ama impõe limites!!!... Vocês são o grande referencial e o maior exemplo para a vida de seus filhos... 

Por fim, infelizmente alguns pais jamais devem esquecer: “Se todos os filhos fossem perfeitos e honestos,  não haveria necessidade de presídios”

Obs.: Não sou pai, sou policial militar a 27 anos e convivo com uma professora.