TRIBUTO PESADO

Tinha cogitado de ir quinta-feira à Gramado, a despeito das restrições ainda vigentes. Houve um mínimo de flexibilização local, mas parece que os restaurantes que abriram, acabaram fechando por falta de clientela. Se não for bem isto, avisem-me. A maioria dos bons encontra-se fechada, cerca de 70%, pois os hotéis continuam não operando. Bem, aí não valeria toda a mobilização de nosso deslocamento com os quatro cachorrinhos, sem parentes e amigos para o bom convívio. Afastado, por força do distanciamento social, de filhos e netos, privado dos churrascos com eles, parentes e amigos, a vida não tem sido tão fácil. Sim, gosto de certo isolamento e curto muito a presença da mulher em casa, inclusive por suas reconhecidas aptidões culinárias. Mas ela entrou em regime alimentar rigoroso. O que desejo ressaltar é que em maio, lentamente, as coisas irão tomar um rumo oficial de realidade, mas creio que até o fim deste ano, haverá muita retração social. Nem falo da crise econômica, já em pleno curso e de enorme e dura repercussão coletiva. Já li matérias sobre a década perdida, o que, para mim será, possivelmente, tempo demais. Vários meses, um ano perdido, isto sim já é grave e frustrante, quando ainda não atingimos os 74 anos de existência e teríamos energia para eventos, viagens e para certas extravagâncias ou aventuras. É o que lamento, precocemente, torcendo muito para estar enganado. Para os mais jovens ou bem mais veteranos, talvez o impacto não seja tão grande, não sei, mas o novo mundo que se desenha, em curto prazo, pode afetar bastante minhas disponibilidades para o melhor desfrute: muitas limitações. Limitações legais, físicas, econômicas e de espírito. Pode ser que não, mas me sinto lesado dentro desta perspectiva e não haveria dinheiro no mundo capaz de ressarcir o prejuízo, de compensar o dano. É um ângulo para a melhor compreensão dos que participaram de guerras, por convocação. Enfim, estou compartilhando sentimento de quem já percorreu longo caminho e gostaria de andar um pouco mais. No tradicional passo.