O ESPIÃO

Tenho sentido algo estranho.

Moro só, tenho uma vida tranquila, mas de certo tempo para cá uma coisa tem me intrigado. Eu nunca havia percebido antes. Achava normais as coisas que aconteciam por aqui. Numa tarde lendo um livro de espionagem comecei a perceber algo estranho. Eu não estou sozinho nessa casa. Existe uma presença a mais aqui. Sinto isso nas madrugadas vazias e insones. Na noite escura e tenebrosa, e até mesmo nos dias claros. Uma presença me olhando, me observando a cada instante. O tempo todo. Me viro e ali está. Tento me distrair, mas posso perceber aqueles olhos me fitando. Em toda parte da casa o tempo todo.

Já cogitei ser um fantasma. Pensando ser a casa mal assombrado. Talvez carregue algo de sobrenatural. Alguém que já passou por aqui e resolveu ficar penando por entre as paredes saindo e entrando do nada. Às vezes emitindo sons e correndo por entre os móveis. Sim eu ouço passos... Passos lentos e suaves... Principalmente à noite. E já vi um vulto branco rondando no escuro. São espectros do além que estão por aqui?

Mas minha inteligência, meu senso cientifico e o livro que li, logo descartaram essa possiblidade. O que existe aqui não é um fantasma, mas sim um espião. Sim. Um espião ronda por essa casa e sinto que ele investiga tudo o que ocorre por aqui. Meus passos são todos vigiados por ele:

Se estou na sala assistindo tv sinto seus olhos grudados em mim. Se me desloco pela casa posso sentir seus passos suaves, parece até que tem pé de pano, disfarçando para que eu não perceba seu caminhar. Mas sinto que me segue através do tic tic que os pés fazem no chão o tempo todo para lá e para cá. Ouço esse som o dia inteiro. Quando entro no banheiro tranco a porta para que ele não venha através, mas escuto quando se encosta à porta tentando ouvir e sinto sua respiração do lado de fora. Quando vou ao terreiro tenho até a impressão de que está correndo atrás de mim. Algumas vezes se encosta em mim. Sinto arrepios quando isso acontece. No quarto, na sala, na cozinha, na garagem, no terreiro... em todos os cantos ele me persegue, espiona o tempo todo.

Fico imaginando o que está por trás disso. E me faço mil perguntas: Será que cometi algum crime? Ou fui envolvido por engano em alguma trama internacional? Seria ele ele um robô? O que fará comigo? Qual será meu destino?

E o seu disfarce então! Nunca vi algo tão perfeito. Parece que a Cia, ou seja lá qual for a agencia secreta a que pertença, conseguiu uma camuflagem perfeita. Que engana a todos.

Um espião que está o tempo todo me observando. Um espião ele é um espião, repito isso mil vezes, u m e s p i ã o... fico nervoso e até paranoico, mas não tem outra explicação para essa marcação. Essa mania de andar atrás de mim e de olhar o tempo todo e se mostrar assim tão solícito. Tudo enganação, tudo fingimento.

Sua camuflagem é perfeita.

E acha que me engana com esse seu disfarce de poodle, de pelo espesso, olhos pidões carregados de amor e de carinho. Disfarça muito bem, ziguezagueando pela casa, se enroscando em mim, me pedindo comida, fazendo sujeiras e aprontando todas. É ele o fantasma branco rondando nas madrugadas com seus passos lentos e seu espectro de cor esbranquiçada.

Demonstra um amor como eu nunca vi igual.

Tenta me enganar quando roço seu pelo e o sinto macio e gostoso, e se deita sobre minhas pernas para ser acarinhado. Eu entro no jogo e acaricio delicadamente sua cabeça, quem sabe talvez de robô encoberta por pelos brancos, e então rolamos e nos deliciamos a brincar pela casa. Isso é uma delícia.

Só não o deixo saber que eu sei. Sim, eu também sei disfarçar. Eu também sei representar. Sei fingir até que o amo.

Somos uma dupla e tanto, o espião e o espionado!

Ah esses ardilosos espiões cheio de artimanhas! São treinados para nos enganar.

O que mais não vão inventar?

Um espião astuto, que a tudo observa, tem pelo macio, e que vem disfarçado de amor.