PRA DEPUTADO

REVISTA PRA DEPUTADO [1935]:

Segundo anotações de Nestor Tangerini, seriam estes os títulos dos quadros do 1º ato: 1) Pra deputado, 2) Apresentação - Jacarandá, 3) Buena Dicha, 4) A neném é do amor, 5) Esqueci, 6) Não, Guiomar, 7) Cachaça de cabôco, 8) Amor à portuguesa e 9) Viva a Penha – Apoteose.

Sobre outros possíveis atos da revista, estes não constam entre manuscritos do autor, e podem, também estar perdidos.

As músicas são: 1) Eleitores, 2) Apresentação, 3) Cigana, 4) Neném é do amor, 5) Não, Guiomar, 6) Casa de cabôco, 7) Amor à portuguesa – Fado e 8) Viva a Penha.

Os artistas e seus respectivos personagens são:

Grijó, Dr. Jacarandá; Jurandyr, Guarda municipal; Pilar, Cigana; Diva, Anastácia; Elvira, Neném; Cabral, Laranja; Pilar, Guiomar (caricata); Cabral, Ébrio.

Da referida peça restou-nos o fragmento de um esquete, em que um deputado faz o seu discurso empolado:

“Desnecessário seria dizer, a não ser somente quando, que em matéria de principalmente, nada melhor do que não resta a menor dúvida, donde se conclui que mais vale um homem todavia nunca do que jamais outro sem comparação alguma”

No final do discurso, o gado aplaude o deputado.

Fragmento do livro Perfil quase perdido,

de Nelson Marzullo Tangerini,

Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ, 2000.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 24/04/2020
Código do texto: T6927647
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.