Velha infância

Olá! Há alguns dias li uma matéria sobre um garoto de dez anos de idade, Cauã, que mora com a avó e a irmã em uma casa feita com material não durável. O garoto, devido à condição precária que vive, já trabalha e em sua inocência orgulha-se em ser "o homem da casa", conforme suas palavras.

A reportagem, que fora feita por um desses programas sensacionalistas que vendem a desgraça alheia como entretenimento, explorou com perguntas maliciosas pontos sensiveis de qualquer ser humano que passa dificuldades, e o que mais me marcou e entristeceu foi a visível contenção do choro feita pelo menino, num gesto típico de um adulto que não sabe lidar com a exposição dos sentimentos, além das mãos muito calejadas para uma criança.

Isso sim é trabalho infantil, não a tarefa que a criança faz no escritório ou na loja da família, e isso é o que toda sociedade deve ser totalmente contra. Aqueles com discurso de que trabalhou quando criança, que é a favor e que isso não o afetou em nada, tal fala na verdade comprova o quanto foi afetado pelas sequelas desse trabalho.

Essa cruel realidade latente em nosso meio, constrói uma antítese com um outro polo formado pelos adultos infantilizados. De acordo com a Eliane Brum, da revista época, estamos na era desses, e o fato que evidencia essa constatação é o número de "coachs" - treinadores - e "personais" que existem para auxiliar na execução de relações/atos extremamente básicos na vida em sociedade. Eliane compara esses treinadores a babás e os adultos a pessoas que prolongam a infância para além da maioridade.

Com isso, por um lado temos o caso das crianças "adultizadas", representadas pelo Cauã, que são forçadas a assumirem responsabilidades que não devem ser suas, e por outro os adultos infantilizados que precisam de alguém para ensiná-los a agir. É preciso deixar claro que o adulto infantilizado não é aquele seu amigo ou tio que adora fazer/contar piadas, mas sim aquele que utiliza dessa muleta para continuar sendo irresponsável: os adultos da família Bolsonaro são assim. Daqui, diante de tudo isso, desejo um mundo em que a criança cresça em uma estrutura que a permita ser criança, sem queimar etapas, e que o adulto irresponsável não entre para a política.

#Trabalhoinfantil #Adultosinfantilizados #criançasadultizadas #textosautorais #artigos #limacanere

John Canere
Enviado por John Canere em 25/04/2020
Reeditado em 25/04/2020
Código do texto: T6928454
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.