CARICATURAS CUBISTAS DE NESTOR TANGERINI 3

CARICATURAS CUBISTAS EM SP E MG

Nelson Marzullo Tangerini

Além de expor as Caricaturas Cubistas de Nestor Tangerini na Faculdade Hélio Alonso e no Arquivo Geral da Cidade, ambas, no Rio de Janeiro, RJ, expus seus trabalhos em Piracicaba, SP, paralela ao Salão de Humor, e Juiz de Fora, MG.

O Jornal de Piracicaba escreveu sobre seus trabalhos, no dia 16 de agosto de 1981, página 3, domingo:

“Ontem, às 21h 30, foi inaugurado na Sala Verde do Teatro Municipal, o Museu da Imagem e do Som (MIS) cujas principais finalidades são: divulgar o nome da cidade, através das experiências locais e levantar a memória do município com a reedição de filmes antigos.

O Museu conta com equipamentos para cinema em 16 mm, circuito fechado de TV e sala de som, ocupando uma área de 700 metros quadrados.

Durante a inauguração, que contou com a presença do prefeito Municipal e assessores, foram homenageados as rádios Alvorada e Difusora e o Jornal de Piracicaba, representados respectivamente por Francisco Silva Caldeira, José Roberto Soave e Geraldo Nunes.

O prefeito Hermann Neto prestou também uma homenagem especial ao jornalista e assessor de imprensa da municipalidade, João Maffeis Neto, responsável juntamente com sua equipe pela instalação do Museu, em prazo recorde de seis meses.

Foi aberto junto com o Museu, uma exposição de trabalhos publicados na extinta revista O Espeto pelo caricaturista piracicabano falecido em 1966, Nestor Tambourindeguy Tangerini.”

Em Juiz de Fora, MG, a exposição de Caricaturas Cubistas de Nestor Tangerini teve maior repercussão, merendo grande destaque no jornal Diário Mercantil, no dia 16 de julho de 1983, sábado, na página 8, sob foto de caricatura de Jânio Quadros, em estilo cubista:

“ Caricatura Cubista de Tangerini é atração na Câmara.

Uma exposição de caricaturas em estilo cubista, retratando as principais figuras do mundo político da sua época. Nestor Tangerini – talvez o único caricaturista cubista brasileiro –faz, post-mortem, uma mostra de sua inusitada arte na Câmara Municipal.

Heloísa Correia

A mostra “Caricaturas Cubistas”, com 40 obras de Nestor Tangerini – artista já falecido – será inaugurada no dia 19, às 14 horas, no Saguão da Câmara Municipal, onde estará presente seu filho, Nelson Tangerini, que é poeta e escritor. Esta exposição foi vista no Rio de Janeiro, na Faculdade Hélio Alonso, de Botafogo, e em São Paulo. Escritor, poeta, pianista, compositor e autor teatral, Nestor Tangerini teve como principal característica a realização de um trabalho em revistas e jornais da época, retratando as principais figuras do mundo político, especialmente as da Revolução de 30.

Segundo Rodrigo Fonseca Barbosa, membro da Coordenadoria de Cultura da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – promotora do evento -, “o fator mais interessante e muito ressaltado pela crítica, é que o trabalho desse artista é todo feito em estilo cubista, o que reflete uma versão avançada para a sua época, tendo sido ele o único caricaturista brasileiro que trabalhou neste gênero”.

Entre os personagens enfocados nas caricaturas de Tangerini estão importantes figuras da vida nacional como João Pessoa, Getúlio Vargas, Júlio Prestes, José Bonifácio de Andrada, Otávio Mangabeira, Batista Luzardo e Maurício de Lacerda.

Outras facetas marcaram a vida desse artista. A primeira delas, o fato de ter sido ele quem descobriu e lançou o artista brasileiro Grande Otelo, além de ter sido o primeiro caricaturista do país a retratar o ex-presidente Jânio Quadros com sua famosa vassoura, quadro este que vai figurar na exposição, no original.

A mostra ficará aberta aos visitantes, sempre de terça-feira a domingo, das 14 às 21 horas, até o dia 29.

SUA VIDA

Nestor Tambourindeguy Tangerini nasceu em 1895, em Piracicaba, SP, e faleceu no Rio, aos 71 anos de idade.

Aos dois anos iniciava viagens com os pais, pelo Brasil e pela Europa. Começou seus estudos primários em Manaus, concluindo-os em Belém. Fez preparatório no Rio, no Mosteiro de São Bento e Colégio Pedro II, onde terminou os estudos.

Cursou Farmácia, em Niterói, e Direito, no Rio, estudos que não levou adiante. Ingressou no quadro de funcionários do Departamento de Correios e Telégrafos, no qual se aposentou. E foi na Escola de Aperfeiçoamento deste órgão que atuou como secretário e, posteriormente, como professor de português e diretor.

No setor cênico, destacou-se como diretor artístico, em 1937, no Pavilhão Floriano e na Companhia de Espetáculos, no Teatro Olímpia.

Nestor Tangerini participou da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, da União Brasileira de Compositores e usou os pseudônimos DomT e Conselheiro Armando Graça.

Entre algumas de suas obras estão “Bonde Errado”, “Teu corpo é meu”, “Ganhando tempo”, “Tudo pelo Brasil”, “Pra Deputado”. “Cadeia da sorte” e outras.

Com todo esse currículo, vale assinalar, mais uma vez, que é através das caricaturas que mostra a grande força artística, enfocando o mundo político brasileiro em geral.

Os organizadores já estão ultimando os preparativos para este acontecimento, que, por certo, vai ser mais um marco no movimento da cultura local”.

Pequenos retoques, porém, foram feitos, por mim, na matéria da jornalista, enquanto outros devem ser esclarecidos:

Grande Otelo deu os primeiros passos teatrais na Companhia Teatral Jardel Jércolis – Nestor Tangerini; as peças do artista eram assinadas com o pseudônimo Tangerini ou N. Tangerini, ficando os outros pseudônimos para publicações literárias; a caricatura cubista de Jânio Quadros foi publicada numa revista [ou jornal], cujo nome ignoramos, o que nos impede de afirmar que o caricaturista foi o primeiro a desenhar Jânio Quadros com a famosa vassoura.

Termino esta crônica agradecendo às cidades de Piracicaba, SP, e a Juiz de Fora, MG, por terem aberto suas portas para as Caricaturas Cubistas do meu saudoso pai.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 27/04/2020
Reeditado em 27/04/2020
Código do texto: T6930102
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.