BLIZAS

Balizas

Cada cabeça uma sentença. Analisamos as coisas de acordo, com os nossos intelectos. As nossas conclusões, são proporcionais ao maior, ou menor grau, de conhecimentos acumulados em toda a nossa existência. Este é um fator determinante; que elabora todas as nossas perspectivas. Sejam elas quais forem. Contudo é conveniente dizer: Que elas não nos habilita a querer determinar regras individual ou coletivas, tanto no âmbito da Moral, como da Ética. Este é um ponto, fomentador de todas as desavenças ente nós seres humanos.

Não basta saber, ou entender o significado de certas coisas. O importante acima de tudo, é vivencia-las em todas, e qualquer circunstancias. Citarei um surrado bordão que nos diz: “Que todos nós, nascemos livres,” e que temos, todo o direito de realizar, o que quiser. Desde que maioria endossem as nossas ideias, para tomá-las lei. Contudo, jamais estaremos isentos de penalidades, se por ventura transgrendirmos as normas do país em que vivemos. Observa-se ainda, que o fato de ignoramos as regras consensual, normatizadas e elaboradas por conquistadas pela sociedade antecessora. Não nos torna livres de culpas.

Para ser mais ou menos didático, farei uma breve conceituação, sobre a moral e a ética. O que é a Moral? -- A moral é conjunto de regras ou princípios que estão embasados na cultura e nos costumes, de um grupo social. A Ética é um estudo, e reflexão sobre a moral. Podemos concluir que: nenhum grupo ou indivíduo, pode transgredir os limites da lei. Os transgressores não ficaram isentos de pena. Por fim, digo: Toda e qualquer mudança, por menor que seja, tem que haver um consenso, para mudar as normas. E qualquer coisa fora desta baliza é ditatura.

Maranguape, 29 de abril de 2020.

Voltaire Brasil,

Voltaire Brasil
Enviado por Voltaire Brasil em 01/05/2020
Reeditado em 01/05/2020
Código do texto: T6933930
Classificação de conteúdo: seguro