Sofra, mas não sofra sozinho!

Disse o poeta Leandro Gomes de Barros: "por que é que sofremos tanto quando viemos pra cá?" Sim...Sofremos, ninguém está imune a sofreguidão. Sofremos pela impossibilidade de não sofrer. O sofrimento é uma invenção nossa. Acontece no campo do nosso imaginário. As vezes nosso sofrimento é realidade. Outras vezes é utopia, pura ficção. Sendo real ou não, ele existe... Sofra, mas não sofra sozinho, divida a carga com outros. Peça ajuda! Isso não é compartilhar desgraça. Isso é um ato de humildade sem dissimulação. Não invente. Seja verdadeiro! Não esconda seus problemas! Diga o que dói em você! Mas tenha pessoas confiáveis pra fazer isso...

Há aqueles que sofrem pela impossibilidade de ter filhos. Outros, sofrem justamente por causa dos filhos. Há os que sofrem por conta do emprego e do patrão autoritário, que o atormenta com mil problemas. Outros, sofrem por falta de emprego e renda. Uns sofrem no matrimônio. Outros, sofrem devido a solidão da vida solteira. Uns de motocicleta, sofrem enfrentando chuva e sol, em busca do seu ganha pão. Outros, em seu automóvel, sofrem no trânsito, por conta de engarrafamentos. Claro, com muitas excessões. Vale mencionar, são jeitos de viver a vida... Cada um escolhe a forma de vida que lhe apraz. O que incomoda mesmo é ver gente com a vida boa, e o tempo todo, com motivos de sofrimento. Ora, as situações de sofrimento são evidentes. No entanto, não dá pra ter olhos somente pra elas. São apenas obstáculos. Apenas desafios de percurso. É um pouco a síndrome do coitadismo, eu acho... Gente que quer um pouco de atenção, talvez...

Ninguém sofre o tempo todo. Sempre existe os risos, mesmo de canto de boca. O ruim mesmo é quando o reclamão tropeça em conversas com você, sempre infeliz, a procura de Adão no Éden dos seus problemas.

Já fui desses que não encontrava motivos pra ser grato. Sempre projetava a culpa em alguém, pelo cenário ruim que estava vivendo. Com muita dificuldade, descobri que é possível resolver qualquer cenário nebuloso, se regassar as mangas e enfrentá-lo com coragem.

O fracasso ou o sucesso é o cenário da experiência. Tenho comigo mantra do Dr. Roberto Shinyashiki "o sofrimento é uma opção individual". É uma questão de escolha também. Existem aqueles que escolhem sofrer no modo passivo. Tem aqueles que são proativos, apesar dos sofrimentos. É preciso ver o problema como uma oportunidade de grandes realizações. Em suma, são as tempestades violentas que dão experiência ao marinheiro.

Gilliard Oliveira de Souza
Enviado por Gilliard Oliveira de Souza em 01/05/2020
Reeditado em 01/05/2020
Código do texto: T6934268
Classificação de conteúdo: seguro