Preconceito contra Pessoa com DCNT, e outras situações.

Nem.toda doença definha a pessoa

Há doenças que permitem que a pessoa viva com aparência de saudável, no entanto, ela tem as suas limitações.

Uma pessoa com uma doença crônica não ganha um sinal na testa dizendo: " Ei, psiu! Paciência aí, tenho DCNT -- Doença Crônica Não Transmissível.

Apesar disto, ela sabe o que tem.

Uma pessoa pode olhar para um homem "forte" e pensar. "Um homem desse não quer pegar no pesado. É preguiçoso! Vagabundo." No entanto, esse homem de faces coradas e peso ideal pode ter um problema de coluna que torna um quilo de arroz muito pesado para ele.

--E aquela moça extrovertida ali?

Bem, ela tem um problema cardíaco que a impede de fazer grandes esforços.

Por falar naquela moça, ela tem um irmão com anemia falciforme, por fora vc não vê nada. Mas as dores que ele sente frequentemente o levam a ficar internado. Ele tem um colega que tem TDAH ( transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), ele não consegue manter o foco em uma coisa por muito tempo e ficar quieto pode ser uma tortura. Tem mais um colega da turma com DPAC, esse não consegue assimilar tudo o que houve. Ele escuta, mas não processa bem; suas notas escolares deixam muito a desejar e por vezes é taxado de burros.

Mas sabe de uma coisa? Olhando por fora, todos são perfeitos.

Alguém pode dizer do adolescente que ele é preguiçoso que só pensa em dormir, mas não sabe que ele tem hipotireoidismo.

Outro pode dizer:

--Aquela senhora acolá tem uma família incrível, mas pensa numa pessoa "prosa ruim", vive reclamando, está sempre reclamando de dor aqui, cansaço ali.

É verdade. Mas ela tem fibromialgia. Fibromialgia não deforma, também não dá pra ver só de olhar. Mas causa dores 24 horas.

-- Aquele homem, daquela loja, só vive mal humorado. Tem loja, carro, casa. Ah! Eu no lugar dele estaria sorrindo para as paredes.

Quanto àquele homem, ele entrou numa crise financeira muito grande. O carro está pra ser tomado, a escola dos filhos está atrasada, os boletos estão se acumulando e quem antes punha a mão no fogo por ele, agora o chama de enrolado. Além disso, todos tiram férias, ele não. Todos podem dar atestado, ele tem que trabalhar doente. Pois é... Ele é honesto, mas entrou nessa bola de neve. Agora está meio depressivo e, se você não sabe, depressão não causa só tristeza. Causa irritação também.

Pois então, cada um tem uma cruz para carregar, e a cruz dos outros geralmente parece mais leve porque os que a contemplam, carregam-na apenas com os olhos e não com os lombos. Porém, em cada janela um promotor, pronto para acusar. Sim, um promotor, porque o juiz está para sentenciar o perdão ou a punição. Mas os promotores já dizem que é culpado. Assim, muitas pessoas são condenadas porque as outras pessoas se esquecem de que não são deusas e que por isto jamais poderão julgar o interior de ninguém. Em se tratando de humanos, o rótulo não diz tudo. Aliás, mente na maioria das vezes. Logo não é bom formar uma opinião apenas pela embalagem. Pessoas são mais complexas, do que um produto de qualquer prateleira.