MINHA OPINIÃO SOBRE AS CRISES!

MINHA OPINIÃO SOBRE AS CRISES!

Ricardo De Benedfictis

É inegável que a postura do presidente Bolsonaro é um gerador de crises, umas após as outras, que tornam o ambiente político muito conturbado.

Desde o ano passado, venho dizendo a vários amigos, em nossas rodadas de conversas semanais que Moro sairia do governo, a continuar a pressão do Planalto sobre sua cabeça.

Embora ministro de Estado, Sérgio Moro não agüentaria sobre si as mazelas políticas criadas no governo, hora por um séquito palaciano ávido de encontrar-se no poder, hora pelo presidente, dado a arroubos e, principalmente pelos seus desafetos, na Câmara, no Senado e no STF.

Um ponto que sempre defendi foi o fato de que é impossível governar, com tanta gente ‘mandando’. Principalmente os filhos de Jair Bolsonaro. E parece que ele não pretende mudar a postura. E em assim sendo, outras crises virão.

O vereador, o deputado e o senador, são desprovidos de qualquer senso crítico. O pior, é o vereador, que se acha o rei da cocada preta e não sai de perto do pai, funcionando como um ‘faz tudo’ de luxo. Já provou que é desequilibrado, bem como o deputado federal, que aparece um pouco menos, mas que tem algumas intervenções desastrosas na Câmara, chegando ao cúmulo de ir à Tribuna enquanto seu colega de bancada falava, para interrompê-lo, sem qualquer autorização, fato que não gerou uma grande confusão tendo em vista que o deputado em questão, mesmo surpreso, minimizou o fato. Quanto ao Flávio, o senador, pouco aparece na Tribuna do Senado. Envolvido em várias questões investigadas no Rio, desde as rachadinhas na ALERJ – Assembléia Legislativa do Rio, mesmo se for inocente – deixa a ala governista em palpos de aranha. Sempre presente no noticiário como vilão. Além das idas e vindas de decisões de ministros do STF que desviam a atenção da população para as boas ações do governo que fará ano e meio em 1º de junho.

Afora isso, o presidente reverbera que não faz negócios com políticos da antiga, que não tergiversa com a velha política, etc. Isso irrita aqueles que querem porque querem continuar as antigas mamatas que vinham maculando a nossa República.

Ele deu um basta nesta pouca vergonha.

Isso já o credencia junto à população.

No episódio da desgraça que assola o Planeta, o maldito corona-virus; se os países ricos não conseguiram conter a epidemia, como exigir que o nosso depauperado Brasil, saqueado por Ali-Babá e os 40 mil ladrões o fizesse?

Para quem está em outro Planeta, é fácil.

O governo se preparando para enfrentar o desemprego em massa, deixado por mais de 30 anos de roubalheira e descaso com a coisa pública. Quando tudo parecia dar certo, eis que que a Pandemia e a farra das compras de respiradores que não são entregues, máscaras e outros insumos...

Os Estado Unidos já contam com mais de um milhão de infectados e 70 mil mortos pela COVID 19” Imaginem, amigos, os Estados Unidos, a maior potência econômica do Mundo!!!

Aqui as coisas estão acontecendo. Fábricas de peças várias transformaram-se em fabricantes de Respiradores, uma vez que não há respiradores suficientes no Mundo! Será que é difícil de entender?

Não.

A dificuldade está naqueles que perderam o poder, graças a eleição de Bolsonaro e querem a todo o custo voltar. Não voltarão. Pelo menos, por enquanto, em função da nossa Constituição, agredida pelos 3 Poderes, diariamente, ainda resistir, sem ruptura.

Dizia Rui Barbosa, nosso maior gênio, que ‘A pior ditadura é a Ditadura do Judiciário’, onde ninguém pode se contrapor. E por isso, tempos sombrios podem nos empobrecer ainda mais.

Quando assistimos sessões da Câmara e do Senado, ou a Mídia tendenciosa que se espalhou pelo país, vemos coisas do ‘arco da velha’. Deputados e Senadores investigados em ações criminais de toda ordem, uns até no comando das instituições, falam como se nada tivessem a ver com a dívida pública que jogaram nas costas do povo, o que nos faz pagar os impostos mais caros do Planeta. Ex-Sangue-sugas e investigados na Lava-Jato, falam como donos de uma hombridade que não possuem e ainda defendem a volta do seu maior chefe, o Luladrão para o governo.

A CRISE CRIADA NA SAÍDA DE SÉRGIO MORO

A crise criada na saída de Sérgio Moro chegou ao STF e o ministro Celso de Mello, imediatamente, mandou a PGR acionar a PF para colher seu depoimento em 5 dias. Nunca se viu tanta agilidade. Lula, Dilma e até Temer trocavam delegados e diretores da PF ao seu bel prazer e o mesmo STF, agora tão ágil, nem tomava conhecimento. Agora é diferente.

Bolsonaro fala demais e irrita demais os ministros todo-poderosos do STF que recebem provocações sobre os atos dos demais poderes, principalmente do seu algoz maior, Jair Bolsonaro, que os impede de guardar dinheiro público nas cuecas e nos apartamentos e sítios que têm espalhados pelo país.

Tiraram o poder do presidente de decretar ações nos Estados e municípios tendo em vista a atitude de uso de máscaras, isolamento social ou lockdown. Quem manda são governadores e prefeitos, segundo decisão do ministro Alexandre de Moraes, de forma monocrática. Querem esticar a corda até quebrar.

Lembro de um general que trabalhou comigo nos anos 70 e ele costumava dizer. “Quando a porca está no final da rosca e você não consegue mais apertá-la, e mesmo assim, insiste, ela está perto de afrouxar”!

O Brasil caminha para uma situação além da ‘calamidade pública’ já decretada em todo o país.

As fakenews invadem as redes sociais e os aplicativos dos celulares com notícias estapafúrdias, mas tem muita gente boa que acredita e espalha. E não é por maldade. São pessoas de bem, bem-intencionadas que se vêem enganadas e espalham para seu rol de amigos.

Hoje, uma senhora veio nos visitar e disse: “O Sr. Viu, levaram o dinheiro do auxílio emergencial. E agora ninguém mais recebe” E arrematou: “assaltaram o Banco e levaram o dinheiro todo!”. Pois é. Assim ela recebeu a notícia e veio me dar conta. Eu lhe disse que ficasse tranqüila, que não é assim que funciona, etc, mas não sei se acreditou. Eram pouco mais de 8 horas da manhã, não sei para quantas pessoas já haveria dado a notícia bombástica. Num país de 200 milhões de habitantes e mais de 300 milhões de celulares ativos, as coisas andam em segundos, do Oiapoque ao Chuí!

Pois bem, colhido o depoimento de Sérgio Moro, no mesmo dia abriu-se prazo de 5 dias para que ministros de Estado dêem seu depoimento à PF. E dizem que em 60 ou 90 dias os trabalhos serão concluídos pela PF e o PGR enviará os autos para o STF. Êta Justiça laboriosa. Se tivesse agido assim sempre, o PT ao longo de 20 anos, não teria tido tempo de comprar deputados e senadores e assaltar os cofres da Nação para favorecer outros países, empreiteiras, construção de portos, metrôs e outros absurdos que o STF nem tomou conhecimento!

Por outro lado, Bolsonaro pauta a imprensa diariamente. Em seus vôos desvairados do exercício da autoridade, briga com tudo e com todos. Manda jornalistas mal educados calarem a boca e serve para dar fôlego à nossa falida imprensa.

E por falar em desgraça, Quase 8 mil brasileiros já morreram em função da Pandemia que assola o Mundo!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 06/05/2020
Código do texto: T6939171
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.