Heróis e Esperança: Dupla Dinâmica

Este artigo visa fazer um comparativo entre a figura do herói e a mensagem de esperança inabalável que tenta ser transmitida através da vitória do bem sobre o mal durante as histórias de super-heróis.

Frequentemente, pode-se notar, nas diversas histórias sobre heróis, que uma situação que coloca em risco entes queridos da pessoa em questão leva a atos de heroísmo. Os super-heróis levam isso a outro patamar e salvam a Terra e quiçá o universo em seus embates contra os vilões.

A figura do vilão se interpõe a do herói por ser um contraponto e colocar em xeque a supremacia do super-herói, podendo colocar todos os anseios pessoais maléficos em voga ao subjugar a vontade coletiva para que suas necessidades particulares sejam atendidas. O super-herói adentra essa perspectiva e frustra os planos egoístas do vilão, colaborando, assim, com o bem-estar social e coletivo.

A luta recorrente do bem contra o mal também ocorre nos desígnios da vida onde, paulatinamente, somos condecorados com decisões a serem tomadas e temos de optar por boas ou más atitudes frente a sociedade.

O super-herói nada mais é do que um “espelho social” de boas práticas a serem seguidas, pois adota um modelo de ação próximo da bondade e tem seus atos como métricas para cidadãos de bem agirem e se tornarem pessoas de bom caráter e com idoneidade frente aos seus semelhantes.

O exemplo praticado acaba se tornando norteador para se derrotar o “mal” que se espalha sobre a sociedade e, ao adotar este comportamento benigno, torna-se um “escudo social” para impelir e restringir a ação das mazelas para destruir o bem-estar social.

Podemos concluir que os super-heróis assumem importantes papéis norteadores para propagar bons exemplos práticos e tangibilizar quais seriam as melhores opções para se agir frente a cenários que podem se tornar reais. A partir do conhecimento de cenários utópicos, com chance de ocorrência, por ter neles conhecimento estratégico prévio, pode estar em posse de maior gama de possibilidades e adequações possíveis de qual melhor atitude a ser tomada de maneira pragmática para neutralizar possíveis e prováveis impactos em sua vida.