Diga trinta e três

“Diga trinta e três”, pede o médico. Pedia, na verdade, pois hoje em dia os estetoscópios já estão avançados o suficiente para se dispensar a pronúncia desse número. Trinta e três, e não sessenta e cinco ou oitenta e sete, porque, ao que parece, pronunciar esses R provoca uma vibração especial no seu tórax, apta a detectar acúmulos indevidos nos pulmões.

Não era, portanto, por ser o 33 um número especial, com poderes mágicos – os quais, dizem, ele realmente tem. As vibrações do 3 são muito fortes, agora imagine o que vem a ser um 3 após o outro. O número é associado a uma grande espiritualidade, o que provavelmente é consequência da mais famosa aparição do 33: a idade de Cristo ao ser crucificado.

Verdade que, até hoje, ninguém encontrou o registro de óbito de Cristo, sendo que a sua idade ao morrer é apenas uma estimativa (Lucas diz que Jesus começou o seu ministério aos 30 anos, João relata quatro Páscoas e voilá: 33 anos de idade). Contudo, mais gente da antiguidade morreu aos 33 anos, caso de Alexandre, O Grande. E Cabral, quando chegou nesta Terra de Vera Cruz, tinha a mesma idade de Cristo ao morrer, o que, afinal, explica muita coisa.

Mesmo que não conste nos Evangelhos, o 33 está presente na Bíblia. Por 33 anos, Davi, filho de Jessé, reinou sobre Jerusalém. O tempo que a mãe de um menino judeu deveria ficar em purificação, depois da circuncisão do filho, era de 33 dias. Trinta e três foi ainda o número de almas dos filhos e dos filhos dos filhos que Lia deu a Jacó em Padã-Arã. E, cerca de 33 anos após ser construído, o Templo de Salomão – não o do Edir Macedo – foi saqueado.

Como não poderia deixar de ser, também na Cabala o 33 se destaca, sendo essa a quantidade de caminhos da Árvore da Vida. O número aparece em outras tradições, como no hinduísmo, pelo qual são 33 os principais deuses védicos. No Livro Tibetano dos Mortos, fala-se em 33 céus governados por Indra e outros 33 por Mara. Trinta e três são também os graus da Maçonaria (Rito Escocês Antigo e Aceito).

Tudo isso são atribuições humanas, mas há o 33 também na natureza e na nossa própria biologia. Trinta e três, por exemplo são – ou costumam ser – as vértebras do ser humano. Os nucleotídeos que formam o DNA medem em média 0,33 nanômetros de comprimento. O arsênico possui 33 prótons e 33 elétrons. Estima-se em 33% a superfície terrestre que é composta por desertos. É mais ou menos 33 graus o ângulo de repouso crítico da areia seca. E Isaac Newton criou uma escala de temperatura em que a ebulição da água acontece aos 33 graus.

Durou apenas 33 dias o pontificado do Papa João Paulo I. Evita Perón morreu de leucemia aos 33 anos. John Kennedy foi assassinado no paralelo 33. Robert Kennedy também. Depois de 33 dias, trinta e três mineiros foram resgatados no Chile no dia 13/10/10, que, somado, é igual a 33. Dante fez a “A Divina Comédia” com três partes de 33 cantos cada. E, se eu não me perdi nas contas, incluindo as duas que usarei agora, por 33 vezes eu citei o número 33 ao longo deste texto, o qual não tem outro objetivo que não o de tornar um pouco mais tolerável o fato de estar chegando a tão avançada idade.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 15/05/2020
Reeditado em 15/05/2020
Código do texto: T6947881
Classificação de conteúdo: seguro