A CEGUEIRA

Minha avó ficou cega completamente em virtude do diabetes. Eu pegava em sua mão e a levava de um lado para o outro. Era muito triste ver uma pessoa que não via nada querendo voltar a ver tudo. Ela passava seus dedos no meu rosto tentando, de certa forma, "ver" como tinha ficado minha fisionomia quando fiquei adolescente.

Certa vez, olhei bem no fundo dos seus olhos diminutos e sem íris e pensei: como deve ser difícil ficar preso dentro da gente mesmo; uma prisão escura, sem cores e, até parece, sem vida. Daí, continuei a pensar: deve ser a pior prisão de todas; uma prisão sem a oportunidade de passar por uma luz de um justo julgamento.

Ficar preso dentro da gente e não poder sair é terrível. Deus me livre ficar preso dentro de mim, imaginava eu, se um dia ficasse assim.

Hoje, mesmo enxergando tudo, muitas vezes, não vejo nada ou tento querer não enxergar.

Como dizem por aí: "pior cego é aquele que não quer ver!" Mas será que é o pior, mesmo?

Eu, porém, não vejo a hora de me ver escapando dessa prisão de dentro de mim, ainda que enxergo com meus olhos, mas meu coração só enxerga aquilo que ele próprio se engana e teima em querer enxergar!

Pois é!... Deus me livre ficar preso dentro de mim, e deixar de enxergar as coisas boas, e só ver coisa ruim!

.