e se nem tudo estiver bem? Um diazinho por vez.

Oi, tudo bem?

Tudo bem, se nem tudo estiver bem.

Eu conversei com uma amiga, hoje, sobre resposta protocolar. Foi como definimos um tipo de resposta que algumas pessoas dão para quem pergunta: "E aí, tá tudo bem?" "Sim, tudo ótimo!" Resposta protocolar, sem aprofundar se as coisas estão bem mesmo. Pois então, será que dá pra quebrar o protocolo? Falar sincero e escutar de verdade?

Tem um pessoal, às vezes mais tradicional, mais do jeito antigo, que sempre fala que "tá tudo bem". É meio automático, meio educado até, meio padrão. Pra quê falar do que não tá bom?

Ahh, sabe, mas precisa sim, deixar fluir palavras, sentimentos, espontaneidades. É bom falar um pouquinho sim do que tá bem... e do que precisa melhorar, do que tá ruim e do que tá péssimo. Tem gente que guarda muito, esconde, retrai, inibe, posterga, procrastina, empurra com a barriga e, dá um jeito de não falar é nada. Não se abre com ninguém. Fica relutando em partilhar suas coisas, necessidades, desejos, o que tem falta, o que sente excesso, o que faz bem, o que faz mal. Realmente tem gente que se fecha muito. Foda... Vivemos com tanta censura, mais uma? 

É uma espécie de auto-proteção. Será? Não fala de fraqueza, pra não se mostrar ou parecer fraco. Cria uma falsa-realidade de força, que não é tudo isso não... Não fala de doença, pra "não atrair" males. Mas prefere dizer que "tá tudo jóia", quando nem tudo tá. Não fala do que sente, pra não se deixar à vista das pessoas, não "dar bom-dia a cavalo", ou pra não "dar com os burros n´água".

Bobagem.

Isso já era. Hoje em dia nós temos mais é que fazer aliança, criar laço-forte, aumentar a rede mesmo. Tem que ter pessoas boas por perto que te conheçam, saibam quem você é, por dentro, além da casca, o que quer, sente, gosta, acredita, defende, sonha. Passou aquele tempo de se resguardar só pra meia-dúzia e desconfiar do resto. Agora é hora de se juntar e ser leve, transparente, reflexo, empático, solidário e sem medo de ser feliz. Isso mesmo. Quando alguém perguntar "Tá tudo bem?" é bom lembrar que tudo bem se nem tudo estiver bem. Tudo bem se não fez tudo o que esperava no dia, se algo ficou incompleto, se chorou, se se frustrou. Tudo bem se tiver com alguma dor. Pode falar. Tudo bem ter receio. Tudo bem se o dia não foi tão bom. Amanhã vem outro dia. E dá pra viver bem um dia de cada vez.

Somos imperfeitos.

Tudo certo se a gente mergulhar em busca de auto-conhecimento e ter a exata noção de nossa finitude. Um diazinho por vez. Bem devagar e vamo que vamo.

Olha... e digo mais. O tempo é amigo e será legal com você e comigo, hoje. O tempo vai permitir, dia-pós-dia, quem tiver que falar, poder falar. Quem for escutar, escutar de verdade, com o corpo, com o coração, ao estilo do Rubem Alves quando nos cobra cursos de escutatórias.

Eu e minha amiga nos falamos muito. Rimos. E ficou muita coisa por dizer.

Tudo bem.

Durante a semana a gente se fala mais.

Maio/2020