A verdade é dura.

Para pensar...

Muitas pessoas são facilmente enganadas por que elas preferem ouvir mentiras que as agradem que verdades que sejam duras e as façam mudar ou se preparar.

O negacionismo está em nível hard... ser otimista é bom! Tomara que o pior não aconteça! Mas ignorar o que está na aí, sendo cotidiana é cientificamente demonstrado, é que a coisa vai piorar e muito se continuar como está...

Alguem já disse :

É mais fácil enganar uma pessoa do que convence-la que está sendo enganada.

Nietzsch deixou uma frase adequada para essa síndrome:

“Por vezes as pessoas não querem ouvir as verdades, porque não desejam que suas ilusões sejam destruídas.”

Outro pensador, p Ayn Randômico, frisou, (traduzo em seguida):

“You can avoid reality, but you cannot avoid the consequences of avoiding reality”

“Você pode evitar a realidade, mas não pode evitar as consequências de evitar a realidade”

Mas porque isso tudo?

Vamos lá:

Eu busco sempre as melhores publicações, embasadas em estudos científicos e por gente qualificada. É impossível separar minhas constatações do momento político ridículo que atravessamos e, com isso, invariavelmente minhas conjecturas trazem desconforto aos meus amigos diante dessas evidências.

À propósito disso, estou olhando dados de projeções muito pessimistas e difíceis de acreditar, mas que, não podemos nos furtar a conhecê-las e não negá-las, ao mesmo tempo que buscamos nos preparar melhor para esse difícil período.

Um conhecido meu me relatou:

“Eu acho que o número de mortos no Brasil vai ultrapassar os EUA. Escrevo com tristeza depois de olhar algumas fontes de dados” (Pedro Cerize).

O que ele estava olhando é o link que segue:

covid19-projections.com

Infelizmente caminhamos rápido para isso. Escolhemos o pior dos mundos: nem fazemos um isolamento bem feito e já estamos fazendo saídas desorganizadas.

Entre hoje e amanhã já cruzaremos UK passando a ser o quarto país em número de casos.

O país e muito grande e é certo que cada região ou estado deveria tomar suas decisões, mas tendo um norte orientativa do governo central. Essas recomendações nem precisam ser tão especiais que possam ser diferentes daquelas da OMS, mas acompanhadas de ações é exemplos do governo central. Bem simples até!

Mas, qual foi a escolha?

Foi a contestação, a discórdia, a negação...

Governos de Estados e Municípios só não fizeram melhor por falta de uma liderança central engajada em contribuir para melhor. O que tiveram foi boicote sistemático e perverso disseminado por apoiadores de semelhante índole.

O governo central buscou encobrir sua fraca liderança e incapacidade de gestão de crise, criando sistematicamente factóides cotidianos e defensiva em relação à dubiedade do caráter da família, cujas investigações os deixam incomodados. Deixou o país à deriva para cuidar da prole!

O governo central buscou criar agora um Judas para no futuro ter a quem malhar, mas, usa de estratégias negacionistas e falsas, as quais não estão fora dos radares dos eleitores, ora preocupados com a vida, mas saberá cobrar o preço nesse futuro, tornando Judas o próprio criador!

A criação desse Judas embasou-se nas preocupações econômicas evidentes. Mas, junto com seus ataques negacionistas e com “receita fácil” de cura beirando milagre, não vieram nunca acompanhados de planos consistentes de recuperação nesse futuro!

Seu escudo criado agora será frágil...

O custo desse escudo está sendo mostrado nas projeções mais científicas dos efeitos do COVID19 na sociedade!

Espero estar muito equivocado com a realidade que vejo! Gostaria de estar mais otimista!

Mas, atingiremos níveis absurdos de vítimas fatais, acima de 300K

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 18/05/2020
Código do texto: T6950906
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.